
Lançamento do livro “Nicodemo” traz debate sobre o fim dos jornais impressos de Curitiba

A crise do jornalismo em Curitiba e o fim dos grandes jornais da capital serão temas debatidos no lançamento oficial de Nicodemo – Obituário Sincero dos Jornais de Curitiba, nas Livrarias Curitiba, no ParkShoppingBarigüi, hoje, às 19h, data em que é comemorado o Dia do Jornalista.
O livro traz os melhores momentos de setenta anos de jornais da capital. É também um registro da vida de repórteres, fotógrafos e editores da imprensa curitibana, com relatos pessoais e pesquisa documental feita, durante quatro anos, em arquivos públicos, cartórios e na Junta Comercial por uma equipe de pesquisadores.
“Há 70 anos havia mais de 30 jornais impressos nas bancas da capital paranaense, hoje há três. O que fizeram com os jornais foi uma visão patrimonialista da imprensa e da comunicação, um amadorismo incrível, cujo modelo foi seguido por outros jornais e meios de comunicação”, analisa Adherbal Fortes de Sá Jr.
A obra examina ainda os novos modelos de negócio da comunicação, os jornais locais financiados principalmente por assinantes e doadores, além da arrecadação com eventos especiais. Discute também o apoio de gigantes da bigtech como Google e Facebook, bem como de fundos públicos.
A romancista Etel Frota vai conduzir uma conversa livre com o autor do livro e a jornalista Adélia Lopes. Com entrada franca, são esperados para o evento jornalistas, professores, acadêmicos, mas, sobretudo curitibanos curiosos sobre a causa da morte precoce de grandes jornais e o momento da imprensa na capital.
Adherbal Fortes de Sá Júnior é jornalista, membro da Academia Paranaense de Letras, e já escreveu também “Curitiba no Tempo do Jazz Band”, “No Tempo do Canet”, “Ney Braga – Tradição e Mudança na Política”. E com o publicitário Paulo Vítola, escreveu os musicais “Cidade Sem Portas” e “Terra de Todas as Gentes”.
SERVIÇO
Evento: Lançamento do livro Nicodemo e conversa com o autor Adherbal Fortes de Sá Jr e a romancista Ettel Frot – Noite de autógrafos.
Local: Livrarias Curitiba – Shopping Barigui
Endereço: ParkShoppingBarigüi (Piso Térreo, loja 17). Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Mossunguê
Dia: 7 de Abril – Dia do Jornalista
Horário: 19horas
Aberto ao público