Laila Sol, diretora executiva de Growth Marketing do Grupo Ric, fala sobre TV Conectada no Retail Media Show 2025

A transformação da TV Conectada (CTV) à internet em um canal estratégico de mídia para o varejo foi o tema de um dos painéis mais aguardados do Retail Media Show 2025, que ocorreu em São Paulo nesta quinta-feira (24). Com o título “CTV Hiperconectada ao Retail Media”, a proposta foi discutir como tecnologia vem assumindo papel central nas estratégias omnichannel de marcas e varejistas, conectando dados, personalização e impacto emocional em escala.
Diferentemente da televisão tradicional, a CTV permite experiências interativas, cruzamento de dados com comportamento de compra e campanhas mensuráveis com maior precisão, contribuindo para ações de mídia mais eficientes ao longo de toda a jornada do consumidor.
O painel contou com a participação de Laila Sol, do Grupo Ric, Ingrid Veronese, da Comscore, e Bruno Pacheco, da Zedia, que trouxeram cases e visões práticas sobre como a CTV está sendo integrada a plataformas de mídia in-store, offsite e digital. Laila Sol, diretora executiva de Growth Marketing do Grupo Ric, disse que a revolução da CTV já chegou à TV aberta regional. “Em três anos já temos mais de 300 ampanhas realizadas, que comprovam a eficiência desse canal, com resultados mensuráveis.”, afirmou Laila.
Segundo levantamento da IAB Europe, a CTV já está presente em 80% dos lares com acesso à internet em mercados como Reino Unido e Alemanha, e avança rapidamente na América Latina. No Brasil, dados da Comscore indicam que 96% dos consumidores assistem a vídeos digitais, sendo que 51% já consomem conteúdos em smart TVs conectadas.
A proposta do painel foi apresentar como essa convergência tecnológica transforma a forma como marcas se comunicam com seus públicos e como os varejistas estão explorando a CTV para ativar audiências em tempo real, gerar engajamento e, principalmente, impulsionar conversões. O Retail Media Show 2025 reuniu profissionais do setor em dois dias de programação voltada à discussão sobre o futuro da publicidade no varejo, com foco na colaboração entre marcas, dados, tecnologia e criatividade. Idealizado por Ricardo Vieira, fundador da Abramedia e do Clube do Varejo, o RMS vem se consolidando como o principal hub de inteligência, networking e negócios para o ecossistema de retail media no país.