NEWS

Jornalista Adherbal Fortes de Sá Jr. lança o livro “Nicodemo – Obituário Sincero dos Jornais de Curitiba”

WhatsApp Image 2024 12 13 at 13.04.14 (2)
Adherbal Fortes de Sá Jr. narra em livro a luta de repórteres e redatores paranaenses durante os anos do regime militar. (Foto: Divulgação)

O jornalista Adherbal Fortes de Sá Jr. lança nesta sexta-feira (13), às 18h30, no auditório do curso de Comunicação da UFPR,  o livro “Nicodemo – Obituário Sincero dos Jornais de Curitiba” que narra a luta de repórteres e redatores de O Dia, Diário do Paraná, Estado do Paraná e Última Hora para produzir bom jornalismo, apesar da censura e da autocensura.

O evento acontecerá durante o debate “AI-5 – Ação e Transgressão”, que abordará o Ato Institucional-5, momento da história conhecido como “os chamados anos de chumbo da ditadura”, e a resistência de jornalistas paranaenses. O jornalista e professor José Carlos Fernandes será o coordenador do evento, que contará com a participação de jornalistas e professores.

Adherbal Fortes de Sá Jr. trabalhou no Diário do Paraná, Ultima Hora e O Estado do Paraná. Foi editor de jornalismo do Canal 4 onde participou da criação do Show de Jornal, com os renomados apresentadores Jamur Junior, Lais Mann e JJ Arruda. Transmitido pela Globo à época, foi o programa de notícias de maior sucesso na TV paranaense. 

Segundo o jornalista e autor, o livro levou cinco anos para ficar pronto e é resultado de demorada pesquisa em cartórios, Delegacia Regional do Trabalho e arquivos da Junta Comercial do Paraná, que mostrou, entre outras coisas, a ligação entre os acionistas das empresas jornalísticas e os governos. “A boa imprensa foi superada pelo jornalismo chapa branca. Quem se tornou dependente da verba pública contratou seu próprio fim”, diz Adherbal. 

Serviço

Lançamento do livro “Nicodemo – Obituário Sincero dos Jornais de Curitiba”

Data: Sexta-feira (13), às 18h30

Endereço: Auditório do curso de Comunicação da UFPR (o acesso ao estacionamento do curso pode ser feito pela Rua Bom Jesus)

Deixe um comentário