CALENDAR

Instituto Nacional de Direitos Humanos da População de Rua (INRua) começa a servir refeições gratuitas em Curitiba

Instituto Nacional de Direitos Humanos da População de Rua (INRua) começa a servir refeições gratuitas em Curitiba

Da Redação

Instituto Nacional de Direitos Humanos da População de Rua (INRua) começa a servir refeições gratuitas em Curitiba
O INRua distribuirá 350 almoços gratuitos de segunda a sexta-feira no Mesa Solidária Luz do Pinhais, atrás da Catedral. (Foto: Hully Paiva/ SMCS)

O INRua – Instituto Nacional de Direitos Humanos da População de Rua, passa a reforçar as ações da prefeitura e de outras entidades para levar alimento à população vulnerável de Curitiba, Serão distribuídos em média 350 almoços gratuitos, de segunda a sexta-feira, das 12h às 14h, no Mesa Solidária Luz dos Pinhais, na Rua Barão do Serro Azul, 81, esquina com a Travessa Nestor de Castro (atrás da Catedral).

“A população em situação de rua agora sai das praças, onde precisavam se alimentar em lugares não apropriados para uma refeição. É um dia histórico pra todos nós, celebrando o trabalho em conjunto entre o INRua e o poder público, para que possamos juntos combater a fome”, explica Leonildo Monteiro Filho, presidente do INRua.

O diretor do Departamento de Estratégias de Segurança Alimentar e Nutricional, Felipe Thiago de Jesus, destaca que a parceria vai alimentar ainda mais pessoas na capital. “É mais um grupo que se torna parceiro da Prefeitura para somar forças e proporcionar mais dignidade a população em situação de rua. Aproveitamos para estender o convite às pessoas e grupos que queiram participar das ações do Mesa Solidária em Curitiba”, ressalta Felipe.

Instituto Nacional de Direitos Humanos da População de Rua (INRua) começa a servir refeições gratuitas em Curitiba
Refeições balanceadas e embaladas distribuídas pelo INRua à população em situação de vulnerabilidade em Curitiba. (Foto: Hully Paiva/SMCS)

O INRua foi criado em 2016 pelo Movimento Nacional da População de Rua, reunindo o apoio de entidades governamentais e não governamentais. Tem atuado em diversas frentes de defesa e promoção dos direitos humanos da população de rua, participando e acompanhando a construção de políticas públicas junto aos governos municipal, estadual e federal. Além das refeições gratuitas servidas pelo INRua no almoço, o Mesa Solidária Luz dos Pinhais continua a fornecer diariamente, a partir das das 18h, jantar para a população em risco social.

Neste período de início de ano o Mesa Solidária concentrou o atendimento na unidade Luz dos Pinhais, que funcionou todos os dias durante as festas de final de ano. As unidades Patricia Casillo (Capanema) e Matriz (Rui Barbosa) voltam nos dias 11 de janeiro e 1 de fevereiro respectivamente, por conta do recesso dos grupos e entidades que fazem o servimento nestes locais.

Mesa Solidária

O Mesa Solidária é uma ação conjunta de órgãos da Prefeitura, como Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN)Fundação de Ação Social (FAS) e Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, que cedem locais e apoio logístico, com entidades parceiras (instituições religiosas, ONGs e movimentos de ajuda às pessoas em situação de rua), que adquirem, preparam e servem os alimentos.

Instituto Nacional de Direitos Humanos da População de Rua (INRua) começa a servir refeições gratuitas em Curitiba
Aposentado Sidnei Sousa dos Santos recebe refeição em ação do INRua. (Foto: Hully Paiva/ SMCS)

O aposentado Sidnei Sousa dos Santos, 67 anos, afirma que ganha apenas um salário-mínimo e precisa pagar o aluguel de onde mora além dos remédios que precisa tomar. “Basicamente não me sobra dinheiro nenhum. O Mesa Solidária é minha única alternativa para me alimentar bem”, justificou ele.

Hoje são três os espaços atendendo o Mesa Solidária: o Restaurante Popular da Praça Rui Barbosa (Centro), o Mesa Solidária Luz dos Pinhais, atrás da Catedral (Centro) e a Escola de Segurança Alimentar e Nutricional Patrícia Casillo, no Viaduto do Capanema.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

[instagram-feed]

Deixe um comentário