
Idealizador de projeto humanitário na África e regiões remotas do Brasil faz palestra em Curitiba

No momento em que mais de 300 milhões de pessoas no mundo precisam de algum tipo de ajuda humanitária, Curitiba vai receber a palestra “Travessia Humanitária: Uma jornada de desenvolvimento profissional e humano a serviço da vida”, na próxima segunda-feira (23).
Aberto ao público, o evento será realizado no grande auditório do Centro Universitário UniCuritiba, a partir das 9h. Entre os temas abordados pelo médico e palestrante Rodrigo Dias Nunes estão as missões humanitárias realizadas por ele e sua equipe no Brasil e na África.
“Colocar o conhecimento acadêmico em prática é um dos pilares da educação de qualidade, mas, mais do que isso, é uma ferramenta poderosa de transformação social. Por isso, nosso evento será aberto ao público interessado em fazer a diferença em qualquer lugar”, destaca a diretora-adjunta do UniCuritiba, Marcela Xavier.
Idealizador e responsável pela Travessia Humanitária para comunidades vulneráveis e para a assistência médica vinculada ao SUS, em municípios brasileiros, e no continente africano, Nunes, que é professor-doutor em Ciências da Saúde, abriu o caminho para que quase 600 estudantes, mais de 100 professores e 20 egressos de escolas de Medicina da Inspirali (projeto que engloba diversas missões de assistência médica e social em regiões do país) levassem atendimento de saúde a comunidades que nunca tiveram acesso a um médico.
Até o momento, o projeto Travessia Humanitária realizou 11 edições da Missão Amazônia, duas edições da Missão África, duas da Missão Sertões e duas da Missão Jequitinhonha. “Também estivemos presentes em 2024 em quatro missões no Rio Grande do Sul, atendendo mais de oito mil vítimas da enchente que devastou o estado, e na 2ª Missão África atendemos mais de cinco mil indivíduos desprovidos de qualquer assistência à saúde. Nessas vivências, os estudantes aprendem a respeitar diferentes culturas, a desenvolver empatia real e a lidar com situações com responsabilidade e humanidade”, afirma Dias.
Serviço
Palestra sobre ajuda humanitária no UniCuritiba
Data: Segunda-feira (23), às 9 horas
Local: UniCuritiba, Rua Chile, 1.678, Rebouças