Hospital Pequeno Príncipe é a primeira instituição de saúde do Brasil a receber créditos de biodiversidade

O Hospital Pequeno Príncipe é a primeira instituição de saúde do país a adquirir créditos de biodiversidade. A aquisição inicial equivale a um terço da necessidade estimada de créditos do HPP: serão cinco mil unidades, com investimento de US$ 15 mil.
Com base em metodologias e métricas reconhecidas, como a desenvolvida pelo Instituto LIFE, os créditos de biodiversidade representam ganhos reais e mensuráveis na conservação da natureza, gerados por ações que protegem ecossistemas, recuperam áreas degradadas e mantêm os serviços ambientais essenciais à vida.
Eles são decorrentes de uma fração dos 19 mil hectares que a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) mantém na forma de reservas naturais no Litoral Norte do Paraná, no coração da Grande Reserva Mata Atlântica. Os créditos de biodiversidade surgiram a partir do Marco Global da Biodiversidade, estabelecido na COP15, em Montreal, em 2022.
A negociação foi realizada com a SPVS, que em novembro de 2024 recebeu a certificação de Créditos LIFE de Biodiversidade da empresa Neocert Certificações Florestais e Agrícolas.
“Já fazemos muito na busca por eficiência no uso de energia e água, na redução de emissões de gases de efeito estufa e na gestão de resíduos. Somos carbono neutro desde 2021 e temos reconhecimento internacional, como o padrão ouro no prêmio global Health Care Climate Challenge. É preciso ir além, com responsabilidade e atitudes concretas, pensando na saúde e nos direitos das crianças de hoje e do futuro”, diz o diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro Carneiro.