Governadores do Sul cobram maior protagonismo em encontro do setor da construção civil em Curitiba

Os governadores Ratinho Junior (PSD-PR), Jorginho Mello (PL-SC) e Eduardo Leite (PSD-RS) participaram, nesta quinta-feira (12), de um encontro inédito durante o primeiro Construa Sul, em Curitiba, com foco no fortalecimento da construção civil e no desenvolvimento regional. Convidados pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), os chefes dos executivos estaduais também cobraram maior atenção do governo federal em investimentos para a Região Sul. O evento também teve um tom político com a presença de dois possíveis candidatos à presidência da República no ano que vem.
Durante a plenária “Por que investir no Sul do país?”, mediada pelo jornalista Carlos Tramontina, os três governadores apresentaram os avanços estruturais de seus estados e defenderam uma atuação conjunta para atrair mais recursos e visibilidade nacional.
Ratinho Junior destacou o programa Casa Fácil, considerado o maior do Brasil em habitação popular. Já são mais de 110 mil famílias beneficiadas, com R$ 1,2 bilhão investidos e novos aportes previstos de R$ 1,5 bilhão. Ele defendeu ainda a valorização da indústria local, com foco em agregar valor à produção e melhorar a logística. “No Sul aprendemos a estrada que queremos pegar, e isso fez os estados se organizarem e se planejarem”.
Já o governador gaúcho Eduardo Leite iniciou sua fala agradecendo todo o apoio do país em prol da reconstrução de seu estado após as enchentes de 2024, mas destacou que a essa União direciona fundos às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste de que o Sul não dispõe. “Nossa participação no PIB se dá sem esse apoio”, enfatizou. “Parem de nos tratar de forma diferente nos incentivos”, protestou.
A realidade vivida por Santa Catarina foi trazida pelo governador Jorginho Mello, com destaque para os avanços no setor de tecnologia e agropecuário. “No Sul aprendemos a viver sozinhos, porque não podemos depender do governo federal, e é por isso que somos os estados com melhor desempenho do Brasil”, afirmou. “Os empresários nos pedem mão de obra qualificada, e nós formamos regionalmente para entregar, a exemplo dos cursos técnicos e universidade gratuita”, disse.
Anfitrião do evento, o presidente do Sinduscon do Paraná e vice-presidente da CBIC, Carlos Cade, iniciou seu discurso celebrando a realização da primeira edição do Construa Sul como resultado da mobilização conjunta das entidades da Região Sul. “Este não é apenas um evento, é a concretização de um grande esforço coletivo. Nossa região é um polo de dinamismo e um celeiro de oportunidades, com um potencial de crescimento que salta aos olhos e nos posiciona de forma estratégica no cenário nacional”, afirmou.
Cade lembrou que o Construa Sul tem sabor adicional, pois marca a celebração de 81 anos do Sinduscon PR, que hoje reúne mais de 9 mil empresas paranaenses. A primeira edição do Construa Sul reuniu as 96 entidades associadas à CBIC, entre empresários, investidores e autoridades dos três estados. O evento conta com o patrocínio do SeconciPR, Caixa Econômica Federal, Copel, Sanepar, Compagas, Mútua, Totus, Brain Inteligência Estratégica, Construsul, Versátil e Veraz.