Galeria de inovação e sustentabilidade é inaugurada em Curitiba
A capital paranaense, reconhecida e premiada pela sustentabilidade, ganha um novo espaço, a Galeria Panaceia, inaugurada no bairro Ahú, em Curitiba. Carol Vosgerau Gusi, idealizadora do projeto, recebeu os convidados que puderam conhecer os ambientes que compõem a Panaceia, localizada perto do Museu Oscar Niemeyer.
Mestre em gestão ambiental e advogada, Carol contou com a colaboração de diversos profissionais na realização da obra que terá a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), reconhecimento mundial para construções verdes.
O sistema de reuso e tratamento de água, com cisternas e jardins filtrantes, permite ciclos fechados de água potável e não potável, minimizando o desperdício. “Desde o início do projeto dedicamos muito tempo para encontrar soluções e técnicas sustentáveis. Todos os resíduos orgânicos gerados na obra são encaminhados para a compostagem, enquanto os resíduos recicláveis são desviados de aterros sanitários e enviados para reciclagem ou reaproveitamento”, diz.
A Galeria Panaceia possui nove ambientes internos, além da horta e do bosque. Os espaços foram assinados por 11 arquitetos e paisagistas. Conta com área para reuniões e palestras, salas disponíveis para locação, possibilidade de aluguel de prateleiras e cabideiros na loja e, no subsolo, é possível descartar materiais como pilhas e baterias, além de carregar carros elétricos.
“A Panaceia foi pensada para reunir soluções e mentes que irão moldar o futuro. Isso já teve início na obra e destaca a importância da colaboração para um futuro mais sustentável”, destaca Carol.
A cafeteria possui uma carta de bebidas inspirada na galeria com a curadoria realizada pela Argenta Cafés, uma das principais consultorias de cafés especiais no mercado brasileiro.
Os visitantes também puderam conhecer marcas sustentáveis como a Onda Eco, de produtos de limpeza ecológicos; dōTERRA, representada por Rafael e Elisângela Gusi, consultores independentes da marca de óleos essenciais; Rejane Mota Arte Têxtil, que produz ecoprint (impressão botânica), estamparia e tingimento artesanal, vestuário e acessórios; e M Le Thé, que produz chás e blends naturais sem aromatizantes.
A Galeria Panaceia estará aberta ao público até o final de agosto, mas é possível agendar visitas privadas através do Instagram.
Serviço
Galeria Panaceia
Endereço: Rua Eurípedes Garcez do Nascimento, 965 – Bairro Ahú -Curitiba
Horário de atendimento: Segunda a Sexta das 9:30 às 12:30 e das 13:30 às 18:30 e sábado das 10:00 às 14:00.