BACKSTAGE

Galeria a céu aberto da Praça Alfredo Andersen recebe neste sábado a exposição Calderari: Amar, Além do Mar

WhatsApp Image 2025 11 05 at 18.14.09
Calderari ficou conhecido pelas emblemáticas cenas marítimas. (Foto: Divulgação)

A exposição gratuita “Calderari: Amar, Além do Mar” chega à Galeria da Praça Alfredo Andersen, em Curitiba, no sábado, às 10h. Com curadoria do diretor do Museu Casa Alfredo Andersen, Luiz Gustavo Vardanega Vidal Pinto, a mostra propõe um diálogo entre arte, cidade e natureza, e destaca um dos grandes pioneiros do abstracionismo no Paraná.

A abertura contará com a apresentação musical do Grupo de Choro e Seresta da Fundação Cultural de Curitiba e a presença de alunos de instituições artísticas, integrantes da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná; representantes do coletivo Urban Sketchers Curitiba, que registra a cidade por meio de desenhos feitos in loco e do projeto Rolê Fotográfico da Toca Cultural, junto com o artista Wagner Melo.

Calderari foi aluno de Theodoro De Bona, discípulo de Alfredo Andersen, ficou conhecido pelas emblemáticas cenas marítimas, paisagens ao ar livre, experimentações entre pintura e gravura, e um conjunto de autorretratos. A mostra ressalta a linhagem artística que marcou a história das artes plásticas no Paraná. 

WhatsApp Image 2025 11 05 at 18.14.09 (1)
A visitação à exposição “Calderari – Amar, Além do Mar” é gratuita. (Foto: Divulgação)

O Museu Casa Alfredo Andersen é o responsável por preservar a memória do artista e passou a cuidar da curadoria das obras exibidas nos totens na galeria a céu aberto. “A exposição reafirma o papel transformador da arte como experiência coletiva, viva e cotidiana – um convite a redescobrir Calderari e o próprio centro histórico de Curitiba sob novas cores e perspectivas”, afirma Vidal.

Serviço

Abertura da exposição Recortes de “Calderari – Amar, Além do Mar”  

Data: Sábado (08), às 10h

Local: Praça Alfredo Andersen, entre as ruas Capitão Souza Franco e Augusto Stellfeld, no bairro Bigorrilho.

Deixe um comentário