Fórum Feminino de Integração discute assédio a corretoras de imóveis por parte de clientes

Um dos temas do Fórum Feminino de Integração, realizado em Foz do Iguaçu, foi o assédio a corretoras de imóveis. De acordo com Izabel Maestrelli, vice-presidente de Integração Feminina do Creci-PR e idealizadora do evento, em algum momento quase 100% das corretoras já enfrentaram algum tipo de assédio, incluindo ela própria.
“O cliente entrou no apartamento e, como já era hábito, abri a porta e deixei a chave na fechadura pelo lado de dentro para facilitar e não colocar na bolsa. Ele fechou a porta e começou a dar em cima de mim e eu tive que usar toda a minha expertise e calma para sair daquela situação de forma ilesa e com segurança. Muitas outras vezes tive que lidar com todo tipo de piadinhas de mau gosto tipo, ‘comprando o apartamento a corretora vem junto?Se eu fizer a proposta de compra você topa sair para jantar comigo?’ E centenas de outras”, diz Izabel.
A criação de um mecanismo formal de denúncias foi debatida durante o evento que, além do combate ao assédio, promoveu discussões sobre o protagonismo das corretoras de imóveis, comunicação assertiva e empreendedorismo.
Realizado no início do mês pelo Creci-PR, em parceria com o Sistema Cofeci-Creci, o evento contou com a presença de lideranças do setor imobiliário como os presidentes do Cofeci, João Teodoro da Silva, do Creci-PR, Luiz Celso Castegnaro, e da ABNT, Mario Esper, além de representantes de 17 Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis.
A programação incluiu palestras como a da abertura, que foi ministrada pela advogada e especialista em inovação Sophia Martins. Ela discutiu as tendências da transformação digital nas vendas do setor e a importância de habilidades sociais no cotidiano profissional das corretoras.
Na pauta do segundo dia, os assuntos abordados incluíram comunicação assertiva, com a fonoaudióloga Cida Stier; combate à violência contra a mulher, com a advogada Ana Vogado; empreendedorismo feminino, com a especialista do Sebrae-SP Ana Flávia Silva e angariação de imóveis com foco e estratégia, com Renata Agalli.
O encerramento da programação ficou por conta da desembargadora Joeci Machado Camargo, do Tribunal de Justiça do Paraná, que apresentou uma reflexão sobre justiça, autonomia e igualdade de gênero, reafirmando o papel da mulher como agente de transformação social e institucional.