NEWS

Exposição em Curitiba destaca os 200 anos de amizade entre Brasil e Reino Unido; Paraná foi o primeiro estado a receber um príncipe inglês

WhatsApp Image 2025 11 17 at 17.14.24
O cônsul britânico no Paraná, Adam Patterson, a consulesa Manuela Navroski e o Chefe de Relações Internacionais e Cerimonial da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zanin. (Foto: Divulgação)

A exposição “A Coroa pelo Brasil: A Família Real Britânica no Brasil”, aberta na última quinta-feira (13), no Centro Cultural Solar da Glória, apresenta ao público registros históricos das relações entre o Reino Unido e o país. A iniciativa integra as comemorações dos 200 anos de amizade entre os dois países, comemorados este ano. A exposição ressalta as conexões formais e culturais desde o período imperial até os dias de hoje por meio dos registros de visitas oficiais de membros da realeza britânica ao Brasil.

Entre os destaques da mostra, que pode ser visitada até meados de dezembro, estão relatos das viagens feitas pela Rainha Elizabeth II, pelo Príncipe Philip, Duque de Edimburgo, e mais recentemente pelo Príncipe William nas últimas semanas. “A primeira visita real ao Brasil ocorreu aqui no Paraná, com o então Príncipe Eduardo, nos anos 1930. Isso mostra mais uma vez a riqueza e a profundidade das conexões britânicas no nosso estado”, diz o cônsul britânico no Paraná, Adam Patterson.

O projeto é uma parceria entre o Consulado Britânico no Paraná e a Fundação Cultural de Curitiba, com patrocínio da Cultura Inglesa, Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil e da Família Gomm, de descendentes britânicos e a primeira a ter um representante a ocupar o cargo de cônsul britânico no estado no início do século XX.

Serviço

Exposição “A Coroa pelo Brasil: A Família Real Britânica no Brasil

Visitação: De terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h – aos sábados, das 9h às 14h 

Endereço: Av. João Gualberto, 531 – Alto da Glória

Deixe um comentário