
Esquerda paranaense lamenta a morte de Pepe Mujica
Morreu nesta terça-feira (13), aos 89 anos, o ex-presidente uruguaio José Pepe Mujica. Ele governou o país vizinho entre 2010 e 2015. Em abril de 2024, Mujica anunciou que estava com câncer no estômago. Nas redes sociais, políticos paranaenses se manifestaram após a notícia da morte.
O deputado estadual Requião Filho (PDT) postou um vídeo do pai, Roberto Requião, em um encontro com o ex-presidente do Uruguai “Compartilho com vocês um encontro bonito de Mujica com meu pai, Roberto Requião, há um ano. Certamente é um dia triste, marcado pela certeza de que Mujica deixa um grande legado”, escreveu Requião Filho no Instagram.
O também deputado estadual e atual presidente do Partido Democrata Trabalhista (PDT) no Paraná, Goura Nataraj, afirmou: “Pepe Mujica é um dos meus maiores exemplos na política. Enfrentou a ditadura, governou o Uruguai com muita coragem e fez história ao regulamentar a cannabis. Um líder do povo, humilde e visionário, que tive a honra de conhecer. Sua luta continua em nós. Que descanse em paz!”

Tadeu Veneri, que é deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT), também se pronunciou pelas redes socias ”Até em sua última batalha, Pepe Mujica, a grande referência da esquerda da América Latina, mostrou como se faz (sic) as lutas, as que ganhamos e as que perdemos.”, escreveu Veneri.
