Escultura em homenagem a Paulo Leminski será fundida nesta sexta-feira no Memorial Paranista

Nesta sexta-feira (25/7), a partir das 14h, o Ateliê de Esculturas do Memorial Paranista realizará a fundição de 300 quilos de bronze que irão compor a escultura em tamanho natural do escritor curitibano Paulo Leminski (1944-1989). O momento será acompanhado por familiares do autor de Catatau, Toda Poesia entre outras importantes obras literárias.
O processo artesanal é comandado pelos escultores Rafael Sartori e Edson Lima e requer precisão absoluta. O bronze precisa atingir a altíssima temperatura de 1.180°C para virar líquido e ser derramado nos moldes refratários que formarão a imagem de Leminski. A fundição será realizada no forno subterrâneo do ateliê, ligado desde as 6h.
Dez moldes foram preparados para compor a escultura. Após cerca de 48 horas de resfriamento e acabamento, as peças serão montadas para compor a escultura.
No ateliê do Memorial Paranista já saíram esculturas de Enedina Alves Marques, primeira engenheira negra do Paraná (1913-1981) e do jogador e Barcímio Sicupira Júnior (1944-2021). Em outra frente, está sendo restaurado o mapa metálico da cidade de Curitiba, instalado no piso da Torre Panorâmica, e também peças ferroviárias históricas.