Universidade produz equipamentos de proteção para doar a profissionais da saúde
Monique Benoski
Devido a grande demanda de hospitais de Curitiba e região por Equipamentos de Proteção Individual (EPI), a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) está confeccionando aventais e toucas para a paramentação das equipes da linha de frente no combate ao coronavírus. Já foram doadas mais de mil peças para os hospitais do Grupo Marista, Universitário Cajuru e Marcelino Champagnat, em Curitiba. A meta para as próximas semanas é produzir 8 mil novos itens.
As peças foram criadas por professores do curso de Design da PUCPR com o objetivo de garantir a segurança contra possíveis contaminações. As peças passaram pela aprovação de profissionais da saúde, que puderam testar a funcionalidade dos novos modelos. O projeto desenvolveu o design, o molde e, por fim, a fabricação dos equipamentos.
De acordo com Taisa Vieira Sena, professora do curso de Design e responsável pelo Lab Fashion, laboratório de moda da Universidade onde foram desenvolvidos os protótipos, foi feito um fechamento duplo e com transpasse nos aventais, para vedar as costas e proteger todo o corpo. “Fizemos melhorias também nos punhos, facilitando a retirada segura da paramentação”, explica.
LEIA TAMBÉM:
- Forneria Copacabana também adota novo nome e ganhará um café anexo
- Você sabe precificar seu produto? Laura Döring te dá várias dicas na coluna dessa semana
Já as toucas tiveram uma mudança no tipo de material usado. São feitas com TNT impermeável, que impede a passagem de secreções ou líquidos. “Nós tivemos a preocupação de procurar uma matéria-prima que fosse mais segura e encontramos o TNT com proteção bacteriostática, ou seja, em contato com esse tipo de tecido, os microrganismos não conseguem se reproduzir”, explica a professora.
[instagram-feed]