Empreender no ramo da gastronomia é uma das melhores opções de investimento em 2024
De acordo com o Sebrae 2024, o setor de alimentação, principalmente o saudável e sustentável, é uma das melhores opções para empreender neste ano. Em 2023 mais de 3 milhões de empresas foram abertas no Brasil, segundo o Mapa das Empresas do Governo Federal e entre esse mar de novos negócios um ramo se destaca.
A gastronomia, devido à facilidade de entrada com serviços informais, é vista com bons olhos por muitos empresários. O fundador de três marcas relacionadas ao ramo alimentício – Soft Ice Cream, Local Cafés & Pães e Bar Jataí – Matheus Krauze, empresário curitibano, reflete sobre os motivos para isso. “Precisamos considerar que a barreira de entrada é relativamente baixa, por isso é possível começar no setor com negócios de baixo custo, mas ter um olhar afiado e uma gestão firme do seu negócio é um dos principais pontos para garantir o sucesso a longo prazo da sua marca”, diz empresário.
Um dos principais pontos para garantir o sucesso a longo prazo de uma empresa é prestar atenção em relação à gestão financeira e de pessoas, para buscar a profissionalização e dar o próximo passo na escada do empreendedorismo.
“Quem começa a empreender na gastronomia deve estar inserido no negócio e acompanhar a gestão financeira de perto, realizando também um bom treinamento da sua equipe. É extrema importância para o sucesso dessas empresas, para que o empresário possa se afastar mais da operação e voltar sua força para branding, produto e experiência”, diz Matheus. Outro ponto destacado é procurar um bom maquinário para otimizar a produção, servir os clientes com agilidade e qualidade.