Drones sofisticados que emitem avisos sonoros são a atração nas praias do Paraná e ajudam a salvar vidas
Uma novidade tecnológica tem conquistado os banhistas das praias do Paraná, especialmente as crianças. Os drones equipados com sinalização e comunicação por voz, usados pelo Corpo de Bombeiros, já realizaram quase uma centena de patrulhas preventivas desde 14 de dezembro, tornando-se uma atração e um importante aliado na segurança dos veranistas.
Com bases em Matinhos e Guaratuba, os drones cobrem todo o Litoral conforme a demanda, como explica a capitã bombeira Tamires Silva Pereira. “Escolhemos Guaratuba por ser uma área mais isolada, onde o apoio demora mais, e Matinhos pela facilidade de deslocamento para municípios próximos, como Pontal do Paraná e Antonina”, diz.
Além de patrulhar áreas de risco e alertar banhistas sobre correntes de retorno ou zonas sem guarda-vidas, os drones também têm sido utilizados em operações de buscas e salvamentos. Segundo Tamires, eles foram empregados em quatro operações para localizar vítimas. “Esse equipamento é muito robusto. Ele tem um alcance de voo maior, zoom de alta precisão e câmera térmica, permitindo localizar vítimas até em áreas de mata ou debaixo de escombros”, salienta.
O diferencial que mais tem encantado as famílias nas praias, porém, é o uso de comunicadores de voz. Liabilih Angela Ribas Schoemberger, de 15 anos, ficou impressionada com a eficácia. “A gente estava perto de uma bandeira preta, onde não tinha guarda-vidas, e o drone avisou que não podíamos ficar lá. Então, fomos para perto da bandeira de guarda-vidas. Achei muito legal, porque ajuda as pessoas a evitar riscos de se afogar”, elogiou.
Os drones, que patrulham as praias duas vezes ao dia, pela manhã e à tarde, já estão mudando a dinâmica da prevenção. “Os banhistas têm obedecido às orientações dos drones, e essa abordagem por ar tem facilitado muito a conscientização e prevenção, porque o drone consegue chegar bem próximo das pessoas, com mensagens claras”, afirma a capitã Tamires.
Os drones são do modelo DJI Matrice 350 RTK e estão equipados com hélices maiores, que garantem maior estabilidade, menor consumo de bateria e autonomia de voo de até 55 minutos. São menos suscetíveis a ventos fortes e operam até mesmo sob chuva.