NEWS

Coro da Camerata Antiqua de Curitiba apresenta concerto em homenagem à fundadora do grupo, Ingrid Seraphim

00530716
A fundadora do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, Ingrid Seraphim (no canto, à direita) e o maestro Roberto de Regina (no canto, à esquerda) com os integrantes do grupo na década de 70. (Foto: Acervo Casa da Memória)

Nesta sexta-feira (28) e sábado (29), o Coro da Camerata Antiqua de Curitiba apresenta o concerto Chansons d’un autre temps, na Capela Santa Maria, em homenagem a Ingrid Müller Seraphim, fundadora do grupo musical, que completou 95 anos de idade no último dia 14. A apresentação resgata sua memória com um repertório repleto de canções francesas.

O concerto terá a regência da franco-brasileira Lucie Barluet e da soprano-regente Marília Vargas e propõe uma travessia pelas composições francesas no limiar dos séculos XIX e XX. Com Marília, o grupo interpretará peças para coro feminino e piano de Chaminade e Boulanger, revelando o lirismo e a estética das compositoras. Com Lucie, o repertório se expande para corais à capela, solos de soprano com piano, entre eles Ballade à la lune, de Chaminade, e obras mais densas de Fauré, Ravel e Poulenc.

Pianista, cravista e organista, Ingrid esteve à frente na criação da Camerata Antiqua (1974), do Coro da Camerata, da Orquestra de Câmara de Curitiba e da tradicional Oficina de Música durante vários anos. É referência na cena musical paranaense e uma das grandes responsáveis pela formação da vida cultural da cidade. “Assim como tantas mulheres que transformaram a música sem o devido reconhecimento, Ingrid também abriu caminhos. Quando eu era menina, me inspirava nela, na sua força, na sua elegância artística e na forma como ela iluminava a música antiga no Brasil”, afirma Marília.

“Ingrid consolidou, ao lado de Roberto de Regina (primeiro regente titular da Camerata), o movimento de música antiga no estado e abriu caminhos para que Curitiba se tornasse um polo nacional desse repertório. Celebrar a vida de Ingrid é celebrar a história da Camerata e de todos que foram transformados por seu olhar generoso e rigoroso”, diz a coordenadora de música do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Janete Andrade. Sua contribuição também rendeu homenagens como a Ordem do Rio Branco (federal) e a Ordem do Pinheiro (estadual). A partir de 2001, Ingrid afastou-se da direção das instituições que ajudou a criar, dedicando-se a recitais, gravações e à docência.

Serviço:

Coro da Camerata Antiqua de Curitiba – Chansons d’un autre temps – Homenagem a Ingrid Müller Seraphim

Datas: 28/11 (20h) e 29/11 (18h30)

Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural – R. Conselheiro Laurindo, 273, Centro

Ingressos: R$35 (inteira) e R$17,50 (meia entrada), pelo site https://comprenozet.com.br

Informações: @camerataantiqua

Deixe um comentário