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Consultoria oferece serviço Cliente Oculto para melhorar experiência de compra do consumidor

Cintia Mazzaro

Consultoria oferece serviço Cliente Oculto para melhorar experiência de compra do consumidor
Adriana Cardoso, fundadora da Demanda Consultoria. (Foto: Divulgação)

Experiência de compra diz muito sobre como o cliente vai se relacionar com uma marca. Não é incomum nos depararmos com um atendimento que nos deixe insatisfeitos e nos façam repensar uma futura compra naquele estabelecimento, como também não é raro donos de lojas, restaurantes ou empresas de serviços se depararem com uma queixa nas redes sociais sobre o tratamento negativo recebido pelo cliente.

A partir de experiências próprias e de pessoas conhecidas, Adriana Cardoso, que por 25 anos atuou como executiva de marketing em grandes empresas como Ambev, Vivo, Shopping Mueller e Shopping Crystal, sentiu a necessidade de ajudar as marcas a identificar falhas e oferecer o tratamento devido aos consumidores. “Temos nos deparado com problemas de serviços prestados, como atendimento deficiente e falta de qualidade de produtos que são ofertados, o que sugere um comprometimento na experiência que as pessoas possam ter com as marcas e que possam disseminar de forma negativa publicamente”, explica Adriana.

A Demanda Consultoria, empresa criada por ela, oferece uma série de serviços voltados ao marketing e treinamento de pessoal. Entre eles está o Cliente Oculto, direcionado às empresas que precisam monitorar a qualidade de atendimento e da experiência do consumidor na compra de produtos e serviços. Esse tipo de serviço não é novidade no mercado, no entanto Adriana garante que a metodologia que adota oferece critérios de avaliação mais aprofundados, resultando em uma entrega de soluções mais assertiva.

De acordo com a executiva, quem contrata o serviço recebe uma análise completa da jornada de compra do cliente, desde a expectativa antes dele entrar na loja até as estratégias necessárias para o pós-venda. Adriana explica que a consultoria é realizada em quatro etapas. A primeira é uma reunião de briefing com os gestores dos estabelecimentos para a definição dos pontos a ser monitorados em cada momento da compra. “Uma vez feito este alinhamento, o próximo passo é a definição do tipo evidências da pesquisa, que pode ser áudio, vídeo e/ou foto, além de um formulário customizado para cada situação. Então é feita a coleta de dados em campo e, por fim, a tabulação destes dados, análises e recomendações”, explica. Para avaliar o atendimento, um profissional simula todos os passos de um comprador real, sem que a equipe avaliada saiba sobre a contratação do serviço.

A partir dos testes realizados, é possível descobrir mais facilmente o que precisa ser corrigido ou melhorado na operação do estabelecimento, além de reforçar os pontos positivos que devem ser destacados para potencializar a experiência positiva do público. “De forma prática, ao final do processo nosso cliente terá um check-list de ações e prioridades, o que facilitará, e muito, a implantação de um plano de ações de melhorias”, conclui. A Demanda Consultoria está sediada em Curitiba, mas a oferta do Cliente Oculto também abrange Londrina, Florianópolis e São Paulo.

19 comentários em “Consultoria oferece serviço Cliente Oculto para melhorar experiência de compra do consumidor”

  1. Essa experiência de cliente oculto é sensacional, pode mudar completamente a percepção que o empresário tem a respeito de sua empresa. Com isso poderá potencializar ainda mais as experiências positivas e corrigir os pontos que a consultoria identificar que podem e devem ser melhorados.

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  2. A importância do Cliente Invisível (ou oculto) ainda não foi suficientemente reconhecida pelo mercado brasileiro, essa pratica é utilizada com frequência desde meados de 1940.
    Isso tudo é muito importante, mas sempre feito com muito critério, sigilo e visando o crescimento de ambas as partes (funcionários e empresários).

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