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Concessionária EPR Litoral Pioneiro no Paraná tem R$ 6,4 bi aprovados pelo BNDES para melhorias na malha rodoviária

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O investimento será de R$ 16 bilhões na malha rodoviária de 605 Km com a previsão de mais de 350 km de pistas duplicadas, 138 de faixas adicionais e 73 de vias marginais. (Foto: Divulgação)

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou apoio de R$ 6,4 bilhões à concessionária EPR Litoral Pioneiro. Deste total, R$ 5,5 bilhões serão em emissão de debêntures incentivadas e R$ 829 milhões em financiamento direto para obra que integra o Novo PAC.

O projeto prevê, ao longo de 30 anos, o investimento de  R$ 16 bilhões na malha rodoviária de 605 Km com mais de 350 km de pistas duplicadas, 138 de faixas adicionais e 73 de vias marginais. Serão gerados 105 mil empregos diretos e indiretos ao longo da concessão, sendo 43 mil durante os primeiros cinco anos. 

A EPR Litoral Pioneiro é responsável por administrar 605 quilômetros de rodovias que conectam o Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro do Paraná. As rodovias administradas pela concessionária integram o lote dois. O trecho operado pela empresa é um importante corredor logístico do estado, conectando a Região Metropolitana de Curitiba ao Litoral e ao Porto de Paranaguá.

A malha concedida conta com quatro praças de pedágio em operação e outras duas em implantação. A tarifa média é 31% inferior em relação à praticada nas concessões anteriores.

O investimento faz parte do Novo PAC e é o primeiro projeto do BNDES de estruturação de capital das rodovias integradas do Paraná.  Está prevista ainda a concessão de seis lotes no estado. Ao longo dos 30 anos de concessão, os investimentos em obras são estimados em R$ 16 bilhões, sendo R$ 10,5 bi em expansão e melhorias e R$ 5,5 bi em manutenção. Estão incluídas, além das federais BR-153, BR-277 e BR-369, diversos trechos de rodovias estaduais, atendendo a capital paranaense e 26 outras cidades.

O contrato de concessão da EPR Litoral Pioneiro prevê um amplo pacote de melhorias na infraestrutura rodoviária, abrangendo desde a recuperação, manutenção e conservação das vias até a ampliação de capacidade e modernização de trechos estratégicos. Um dos destaques do contrato é a implementação de um sistema de operações especiais no Porto de Paranaguá, que inclui a remodelação de pistas e conexões com o entorno para garantir mais fluidez e segurança nos períodos de maior movimentação de veículos.  

“Com essa ação, o governo federal, por meio do BNDES, está viabilizando um projeto que contribui para superar gargalos em infraestrutura e mobilidade, promove a conectividade inclusiva, reduz a geração de efluentes e evita emissões de gases de efeito estufa, além de garantir uma das principais vias de escoamento da safra do Paraná”, afirmou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, durante a assinatura dos contratos nesta quarta-feira (29), em Brasília.

Para o diretor-presidente da EPR, José Carlos Cassaniga, a concessão da EPR Litoral Pioneiro é estratégica para o Paraná porque moderniza o corredor logístico do Porto de Paranaguá e promove o desenvolvimento do Litoral e das regiões de Campos Gerais e Norte Pioneiro.

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