NEWS

Clube Curitibano terá voto híbrido nas eleições de outubro; proposta obteve 62% dos votos

63a07e0b6f4d8
A campanha pelo voto híbrido mobilizou os associados, cerca de 30 mil pessoas. (Foto: Divulgação)

Pela primeira vez em 143 anos de história, o Clube Curitibano terá voto híbrido para a eleição da nova diretoria. A modalidade, que combina o voto presencial com o voto remoto, foi aprovada em assembleia dos associados, nesta quarta-feira (30). Foram quase mil títulos votantes, dos quais 62% escolheram o voto híbrido, num total de 615 votos a favor e 368 contra. A proposta venceu em todas as urnas, inclusive na categoria Barão, em que os associados têm mais de 60 anos.

A campanha pelo voto híbrido mobilizou os associados – cerca de 30 mil pessoas – que acessaram o site https://votohibridocc.com.br/. O presidente do clube, Paulo Roberto Oliveira, disse que o próximo passo é fazer uma concorrência para implantar o sistema num curto espaço de tempo. A eleição para a nova diretoria está marcada para 19 de outubro.

Fábio Helm, da chapa Juntos pelo Curitibano, um dos defensores da ideia, ressaltou que o grande número de votantes mostrou que essa era uma decisão muito aguardada. “Além da comodidade que o voto híbrido oferece, já que cada um pode escolher como quer votar, o sistema vai aumentar a representatividade dos associados. Hoje nós temos 12 mil votantes e apenas 2,5 mil, em média, comparecem nas eleições”, afirmou Helm.

Para o candidato da chapa Barão do Serro Azul, José Augusto de Noronha, a implementação do sistema híbrido deverá ser com segurança para que os sócios e o direito a voto não seja violado ou prejudicado. “Como candidato a presidente, acredito que isso ajudará a ampliar o número de eleitores que escolherão a nossa chapa”, disse Noronha. 

“O Movimento 100% Curitibano, do qual participo como candidato a presidente  apoiou a proposta vitoriosa dos associados”, afirmou Joel Macedo, candidato do Movimento 100% Curitibano.

Duas propostas foram avaliadas na assembleia, a do Conselho Deliberativo, que propõe a adoção da votação nas cinco sedes e com uso de urnas eletrônicas, e a dos associados, a vencedora, com 62,56% dos votos, que pretende a implementação do voto por dispositivo eletrônico remoto (celular, tablet, computador).

O modelo hibrido será implementado do seguinte modo:

1) Equipamento eletrônico para a forma presencial, obrigatoriamente na Sede Barão, podendo a diretoria escolher se deseja estender às demais sedes; e 2) Votação online através de sistema eletrônico idôneo e auditável, conectado à internet, para voto em qualquer local, de forma remota.

Deixe um comentário