
Casarão histórico no Batel receberá nova loja de rede de supermercados; imóvel será preservado

O Grupo Festval, que fechou 2024 com um crescimento expressivo no Paraná, com um total de 31 lojas e diversas aquisições estratégicas, irá inaugurar mais oito lojas em 2025, chenando a um total de 39 unidades no Paraná – seis em Cascavel, no Oeste, e 33 em Curitiba e Região Metropolitana.
Até junho, estão previstas as inaugurações de duas novas lojas próprias. Uma delas num casarão histórico no bairro Batel que é uma Unidade de Interesse de Preservação. O Festval contratou um escritório de arquitetura especializado em patrimônio histórico que está fazendo todo o levantamento do imóvel e buscando mantê-lo o mais original possível. A construção, da década de 1930, fica na Avenida Bispo Dom José, 2339.
A outra loja será no bairro do Cabral, dentro de um centro comercial na Avenida Munhoz da Rocha. Além dessas, já estão em fase de construção unidades no Bacacheri e, em breve, deve começar a nova obra no Pilarzinho.
Carlos Beal, diretor comercial do Festval, explica que essa expansão do grupo inclui a ampliação da rede para novas regiões, a incorporação de unidades e investimentos na modernização da experiência de compra. “Os investimentos para ampliar a capilaridade do grupo foram impulsionados em 2024 e irão continuar ao longo deste ano”, diz.
Em Cascavel, cidade onde começaram as operações do grupo, em novembro de 2024 foi inaugurada a loja no Catuaí Shopping da cidade, com cerca de 1,5 mil m² de área dentro de um importante centro comercial da região.
Já em Curitiba e Região Metropolitana, foram inauguradas as lojas Alto da XV e São José dos Pinhais, além das incorporações das quatro unidades da rede Verde Mais e de outras quatro do supermercado Nacional em Curitiba, que pertenciam ao Grupo Carrefour. “A aquisição do Verde Mais e do Nacional faz parte dessa estratégia de expansão da rede, com o objetivo de estar ainda mais perto dos consumidores e levando a proposta do Festval, que é oferecer produtos de qualidade associado à experiência de compra do cliente. O objetivo é que o cliente Festval encontre aqui muito mais do que um supermercado”, comenta o diretor comercial.
As quatro unidades Festval Verde Mais, localizadas no Xaxim, Hauer, Cabral e Vila Izabel, em Curitiba, já estão em operação, porém serão reformadas ao longo deste ano para adotar o padrão da rede em todos os espaços. As lojas do supermercado Nacional estão localizadas nos bairros Juvevê, Bacacheri, Rebouças e Centro de Curitiba, no entanto ainda estão operando com a antiga bandeira até passarem pelas adequações necessárias. “Só no ano passado, com esse processo de expansão, foram gerados cerca de 800 novos postos de trabalho, fator fundamental para fortalecer a economia local e ampliar a conveniência para os clientes”, destaca Beal.
Ele afirma que além de ampliar a presença da rede na região de Curitiba e Cascavel, os investimentos internos em tecnologia e sustentabilidade continuam entre as prioridades do grupo, visando ampliar o acesso dos clientes às novas plataformas de compras, aprimorar os processos logísticos e, ainda, expandir o programa Festval Recicla, que estimula a sustentabilidade entre colaboradores e consumidores.
A Cia. Beal de Alimentos foi fundada em 1972, em Cascavel. Em 2003, adquiriu a marca Festval de Supermercados, consolidando a expansão da rede.