Conhecida como a “Suíça Brasileira”, Campos do Jordão é o tema da coluna de viagens de Daniela Barranco
A coluna de Daniela Barranco deste mês mostra os encantos da charmosa Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira.
Campos do Jordão
Daniela Barranco
Campos do Jordão é um dos destinos queridinhos no Brasil. A região é uma ótima opção de viagem o ano inteiro, principalmente no inverno. É um lugar cercado pelo charme das montanhas, influenciado pela cultura europeia e cheio de atividades para todas as idades. Perfeito para curtir em família, com os amigos ou em uma viagem romântica.
A 1.628 metros de altitude, Campos do Jordão é o município mais alto do país. Com o clima típico da Serra da Mantiqueira, o charme característico da cidade faz com que ela seja carinhosamente apelidada como “Suíça Brasileira”. As opções para os turistas são bem completas: experiências gastronômicas, passeios de aventura, atrações históricas, lugares para relaxar e admirar a vista das montanhas. Por isso, selecionei algumas dicas para você aproveitar Campos do Jordão em grande estilo. Confira:
Vila Capivari
Vila Capivari corresponde ao centro turístico de Campos do Jordão. Lá, os turistas encontram várias lojas, cafeterias e edifícios de estilo enxaimel (construções de estilo alemão). É um lugar ótimo para um passeio ao ar livre e fazer algumas compras. No coração do bairro estão a igreja de São Benedito e a praça com a Concha Acústica, que costuma ter atrações músicas durante o Festival de Inverno e aos fins de semana.
Visitar o Parque Capivari e o Teleférico
O Parque Capivari também está localizado no centrinho turístico da cidade. O local não é grande, mas tem um lago onde é possível alugar pedalinhos. Lá, os turistas podem aproveitar a roda gigante e o teleférico, que faz o trajeto entre a cidade e o alto do Morro do Elefante, oferecendo uma vista panorâmica da cidade. Esse é um passeio simples, mas muito divertido para aproveitar com as crianças.
Morro do Elefante
O Morro do Elefante é um dos mais populares pontos turísticos de Campos do Jordão. Com um contorno que lembra a tromba do animal, o pico do morro está a 1.800 metros de altitude, o que oferece aos visitantes uma vista panorâmica da cidade. O acesso pode ser feito de carro ou pelo teleférico que parte do Capivari.
Amantikir
O Amantikir é um local que exibe belíssimos jardins com cenários que encantam o público. Comuns nos Estados Unidos e Europa, os jardins para contemplação reúnem a arte da jardinagem e uma programação cultural. Com mais de 700 espécies de plantas em 60 mil m² e 28 jardins temáticos, Amantikir é o termo indígena que originou a palavra Mantiqueira e significa Serra que chora. Dessa forma, o parque faz uma homenagem aos valores da região serrana e sua natureza.
Pico do Itapeva
Esse ponto turístico fica na vizinha Pindamonhangaba. É um dos melhores mirantes da região e conta com um castelo e um belo campo de lavandas. Do alto de seus 2.030 metros de altitude, o Pico do Itapeva proporciona uma das vistas mais privilegiadas da Serra da Mantiqueira. De lá, é possível avistar mais de dez cidades do Vale do Paraíba.
Fazenda OLIQ
A 40 km de Campos do Jordão, no alto da Mantiqueira, fica a fazenda de oliveiras e produção de azeite OLIQ. Os visitantes podem também aproveitar o restaurante, onde os azeites e produtos regionais são os protagonistas na gastronomia. De porteiras abertas, a OLIQ compartilha a experiência de produzir com amor e dedicação alimentos de qualidade em meio à paisagem da serra. Um lugar lindo que surpreende pela organização, qualidade de seus serviços e uma deliciosa mistura de simplicidade e muito bom gosto.
LEIA TAMBÉM:
- Um passeio recheado de história pela exuberante Costa Amalfitana; leia na coluna de Daniela Barranco
- A Serra Gaúcha e suas múltiplas atrações são o tema da colunista Daniela Barranco
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:
[instagram-feed]