NEWS

Campanha Abril Marrom chama a atenção para doenças oftalmológicas que podem levar à cegueira, como a Catarata

WhatsApp Image 2025 04 09 at 17.00.15
Catarata ainda é a principal causadora da perda de visão em adultos, em 47,8% dos casos evoluem para a cegueira total. (Foto: Adobe Stock)

Dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) revelam que o Brasil tem cerca de 1,1 milhão de pessoas cegas e 4 milhões de deficientes visuais graves. Em todo o mundo, são cerca de 75 milhões de cegos e outros 225 milhões com baixa visão, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para chamar a atenção da população para os problemas oculares, abril é o mês dedicado à campanha de conscientização e combate às doenças que causam cegueira. O Abril Marrom surgiu em 2016 por iniciativa do oftalmologista Suel Abujamra, ex-presidente do CBO e o marrom foi escolhido por ser a cor de íris mais comum nos brasileiros. 

A Catarata está em primeiro lugar entre as doenças oftalmológicas que podem levar à cegueira, com 47,8% dos casos evoluindo à perda total da visão. O problema é caracterizado pela perda progressiva da transparência do cristalino (considerado a lente natural do olho). Os casos mais graves podem ser revertidos através de cirurgia. O procedimento normalmente é rápido e indolor, com ótimos resultados.

Em segundo lugar aparece o Glaucoma, problema provocado pela elevação da pressão ocular. A doença não tem cura e pode levar à cegueira se não for diagnosticada a tempo e tratada de maneira adequada. É a segunda maior causa de cegueira no mundo, sendo responsável por 12,3% dos casos de perda de visão em adultos. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80 milhões de pessoas, cerca de 1% a 2% da população mundial, sofrem com a enfermidade. No Brasil, estima-se que o Glaucoma atinja cerca de 1 milhão de pessoas. As projeções não são nada animadoras: a OMS estima que 115,5 milhões de pessoas podem sofrer com o problema em 2040.

Outras doenças, com menor incidência, também podem evoluir para uma cegueira como: Degeneração Macular Relacionada à Idade, que provoca lesão e desgaste na parte central da retina deixando a visão embaçada e fazendo surgir uma mancha escura nos olhos; Retinopatia Diabética, lesão nos pequenos vasos sanguíneos que nutrem a retina e o Descolamento de retina, que ocorre quando o órgão se descola da camada de vasos sanguíneos que fornecem o oxigênio e os nutrientes necessários.  

Para o oftalmologista do Hospital de Olhos do Paraná, Tiago Chichetti, a prevenção e consultas periódicas com um especialista são essenciais para diminuir os índices de pessoas com cegueira ou baixa visão. “Nas consultas de rotina, podemos detectar algumas doenças que podem levar à cegueira, como o Glaucoma, por exemplo. Quanto antes uma doença oftalmológica for detectada, maiores são as chances de tratamento e controle, evitando a perda total da visão”, diz Chichetti.

Deixe um comentário