NEWS

Câmara Municipal de Curitiba tem a maior bancada feminina da história; das 12 vereadoras, nove são estreantes

1000111217
Em sentido horário, as vereadoras Delegada Tathiana, Professora Angela, Rafaela Lupion e Laís Leão.

Das 38 cadeiras da Câmara Municipal de Curitiba, 12 são ocupadas por mulheres. Nesta legislatura, 31% da Casa são mulheres. Com 12.515 votos, a estreante Delegada Tathiana (48 anos), do União, foi a mais votada e a quarta colocada entre todos os eleitos. Membro da Polícia Civil, ela possui mestrado em Direito Penal e tem dedicado sua carreira às pautas da Segurança Pública. Casada com o deputado estadual Tito Barichello, ambos são filidos ao partido União Brasil.

Também seguem para o primeiro mandato Andressa Bianchessi (União), Meri Martins (Republicanos), Rafaela Lupion (PSD), Laís Leão (PDT), Carlise Kwiatkowski (PL), Professora Angela (PSOL), Vanda de Assis (PT) e Camilla Gonda (PSB).

Andressa Bianchessi, de 41 anos, se apresenta como “braço direito” do deputado federal Delegado Matheus Laiola (União Brasil-PR) e é identificada com a causa da defesa animal, trabalhando como coordenadora da iniciativa Paraná Contra Maus-Tratos.

Meri Martins, 59 anos, é graduada em Serviço Social, com pós-graduação em Políticas Sociais e Saúde da Família. Autodeclarada conservadora, ela trabalha com voluntariado há mais de 30 anos. A advogada Rafaela Lupion, 40 anos, foi administradora da Regional da Matriz da capital de janeiro de 2021 a maio de 2024.

Filiada ao PDT, Laís Leão, 30 anos, é arquiteta e urbanista e defende o desenvolvimento urbano sustentável. A presidente do PL Mulher, Carlise Kwiatkowski, 48 anos, foi, por 12 anos, presidente do Provopar (Programa do Voluntariado Paranaense).

Primeira vereadora eleita pelo PSOL em Curitiba, Professora Ângela tem 47 anos e ficou conhecida pela foto em que aparece correndo da polícia, em 2015, durante o protesto de servidores contra as mudanças na previdência estadual. Vanda de Assis, 49 anos, trabalhou como assistente social e servidora pública e é filiada ao PT.

Aos 24 anos, Camila Gonda (PSB) será a mulher mais jovem da nova legislatura. Ela é formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e mestranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). As vereadoras Indiara Barbosa (Novo), Amália Tortato (Novo) e Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) foram reeleitas para o segundo mandato.

.

Deixe um comentário