
As palavras de João Guimarães Rosa ganham vida na adaptação Trilogia Grande Sertão: Veredas; espetáculo vem pela primeira vez a Curitiba

A versão dramatizada dos textos de João Guimarães Rosa, dividida em três partes baseadas no clássico da literatura nacional, chega a Curitiba pela primeira vez nesta sexta-feira (21), sábado (22) e domingo (23), no Teatro Cena Hum. O espetáculo foi indicado ao Prêmio Shell Rio 2023 em duas categorias: Melhor Dramaturgia e Melhor Ator e é vencedor do Prêmio Arcanjo Especial 2024 como Melhor Projeto.
A montagem é dividida em três sessões de leitura dramatizada com um cenário simples, que contam a história por meio de diferentes perspectivas. São elas: “Riobaldo” tem foco nos amores da obra; “No Meio do Redemunho” é centralizado na dialética com dilemas sobre bem e mal; e “O Julgamento de Zé Bebelo”, que se trata de um panorama do sistema de jagunços no sertão mineiro. A direção é de Amir Haddad e os recortes e atuação de Gilson de Barros.

O ator tem percorrido diversas cidades do Brasil, além de ter se apresentado em Portugal (Lisboa e Porto) e Colômbia (Bogotá), levando a literatura brasileira a plateias diversas. “A montagem preserva a especificidade da linguagem poética de Guimarães Rosa, utilizando técnicas de interpretação narrativa que permitem uma imersão profunda na história, respeitando a riqueza linguística do autor.”, diz Gilson de Barros.
Amir Haddad destaca o fato da valorização da literatura brasileira através da trilogia, principalmente a linguagem única de Grande Sertão: Veredas. “Até hoje me orgulho de ser conterrâneo e contemporâneo de Guimarães Rosa. Tenho certeza de que qualquer leitor estrangeiro que ler o livro traduzido jamais lerá o que eu li. Assim como jamais saberei o que lê um inglês quando lê Shakespeare. Os realmente grandes são intraduzíveis”, finaliza o diretor.
Serviço
Trilogia Grande Sertão: Veredas
Local: Teatro Cena Hum
Endereço: Rua Senador Xavier da Silva, 166 – São Francisco, Curitiba
Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia) – podem ser adquiridos neste link.
“Riobaldo” – recorte dos amores da obra Grande Sertão: Veredas
Data: sexta-feira (21)
Horário: 20h
“No Meio do Redemunho” – recorte da dialética bem/mal, Deus/diabo
Data: sábado (22)
Horário: 20h
“O Julgamento de Zé Bebelo” – panorama dos sistema de jagunços no sertão mineiro
Data: domingo (23)
Horário: 19h