Artista plástico Luiz de Souza, que reside em Curitiba, inaugura exposição A Magia de Ser Criança em Florianópolis
O artista Luiz de Souza abriu nesta quarta-feira (9) sua primeira exposição individual em Florianópolis. A mostra A Magia de Ser Criança está em cartaz até 27 de outubro no Museu da Escola Catarinense (MESC), no centro da capital, e conta com o apoio da Universidade do Estado de Santa Catarina. Dedicadas às crianças, suas obras em óleo sobre tela abordam a temática da infância e do imaginário. O intuito é aproximar as crianças da arte e introduzir a visão artística no mês destinado a elas. Luiz de Souza, que é natural de Lauro Muller (SC), reside em Curitiba, onde já realizou diversas exposições e tem obras em coleções particulares.
Com curadoria de Renato Andreuchetti, os quadros de Luiz são inspirados em sua infância e são representados, muitas vezes, pela figura de um palhaço. Integrado à escola do Realismo Fantástico, seu trabalho tem como principal característica acontecimentos mágicos em cenários reais e cotidianos, máscaras do teatro, as personagens da Commedia Dell’arte e os arquétipos da psicologia. “Quero que tenha grande presença do público infantil, para que possam desenvolver sua capacidade sensitiva com a arte. Mas é importante que os adultos também venham prestigiar, pois as obras costumam evocar a criança que existe dentro deles”, diz Luiz de Souza.
Com mais de 50 exposições realizadas, Luiz reside em Curitiba há 30 anos. Vencedor do prêmio Medalha de Prata no Salão Internacional de Arte Brasileira em Liechtenstein, começou na arte aos 3 anos de idade e desenvolveu a sua própria técnica e estilo, com influências de artistas como Dalí e Caravaggio. Seus interesses por metafísica, psicologia e teatro são reforçados por seus traços e figuras representadas nas telas.
Serviço:
Exposição a Magia de Ser Criança do artista plástico Luiz de Souza
Data: de 9 a 27 de outubro
Local: Museu da Escola Catarinense – Rua Saldanha Marinho, 196, Centro, Florianópolis (SC)
Entrada gratuita