CALENDAR

Arena da Baixada completa 20 anos e se consolida como referência no país em estádios modernos

Cintia Mazzaro

[masterslider id=”149″]

Um dos estádios mais conhecidos do Brasil, a Arena da Baixada está completando 20 anos. Para comemorar a data, o Clube Athletico Paranaense relembrará, neste sábado (29), a primeira partida realizada em seu novo campo e enfrenta o paraguaio Cerro Porteño – mesmo time com o qual jogou na inauguração, em 20 de junho de 1999. Além do amistoso, o estádio irá receber um evento com diversas outras ações e o público poderá acompanhar a abertura da exposição Arena 20 anos, com uma série de fotos históricas do estádio Joaquim Américo Guimarães, seu nome oficial.

Desde a inauguração da Arena, em 1999, o estádio do Rubro Negro contava com um conceito moderno e inovador para a época. Mas foi na Copa do Mundo de 2014 que ela ganhou projeção nacional e até internacional. A estrutura inicial do estádio foi a responsável por garantir que fosse um dos escolhidos para o mundial, mas ainda eram necessárias obras de adequação estrutural para que a Arena pudesse receber os jogos. “A partir de um projeto conceitual que o clube já tinha, fizemos uma extensa pesquisa nas mais diversas arenas e estádios em quatro continentes e desenvolvemos o novo conceito de ocupação eficiente das grandes estruturas que sobram sobre as arquibancadas e a aproximação do espectador com o campo. A partir disso, sabíamos que este seria um dos principais diferenciais para garantir o sucesso do projeto”, comenta o arquiteto e engenheiro Luiz Volpato, responsável pelo projeto e construção da Arena da Baixada e por sua reforma em 2014.

Após a Copa, Volpato projetou e coordenou as obras de adequação do Modo Legado, entre elas a instalação da cobertura retrátil – única na América Latina –, o gramado sintético padrão Fifa, o novo boulevard e a frente comercial da Rua Buenos Aires, salas de imprensa, loja oficial, espaço Sócio Furacão, área de catering, além das adequações na setorização de acessos e arquibancadas. Para o arquiteto curitibano, os conceitos implementados na Arena da Baixada a credenciam como um dos estádios mais modernos, tecnológicos, eficientes e confortáveis do país.

2 comentários em “Arena da Baixada completa 20 anos e se consolida como referência no país em estádios modernos”

Deixe um comentário