Curitibano Ernani Paciornik vence o Prêmio Nacional de Turismo 2025

O presidente do Grupo Náutica, Ernani Paciornik, foi o vencedor do Prêmio Nacional de Turismo na categoria “Iniciativa Privada – Empreendedores de Médio e Grande Porte”. O reconhecimento, promovido pelo Ministério do Turismo, é considerado o mais importante do setor e combina avaliação técnica e votação popular.
Paciornik foi selecionado entre 24 representantes do trade turístico distribuídos em oito áreas. Fundador da Revista Náutica e criador dos principais salões náuticos da América Latina, ele é responsável pela expansão do circuito Boat Show em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Itajaí, Salvador, Brasília, Foz do Iguaçu e Angra dos Reis. Natural de Curitiba, ele reside há anos em São Paulo.
Ao comentar a conquista, ele destacou que o prêmio coroa um ano marcante, simbolizado pelo lançamento do JAQ H1 — barco movido a hidrogênio apresentado durante a COP30. Sob sua liderança, o Grupo Náutica se tornou referência em comunicação, eventos e infraestrutura náutica, ajudando a impulsionar o desenvolvimento econômico e turístico do país.

O JAQ H1, com 36 metros de comprimento, é equipado com um sistema de geração de energia a partir de uma célula a combustível da GWM Hydrogen alimentada por hidrogênio de baixo carbono. Toda a hotelaria da embarcação, que inclui iluminação, climatização, cozinha e serviços de bordo, é suprida exclusivamente por esse sistema limpo e eficiente.