BACKSTAGE

Longa de temática espírita leva principal troféu do Festival de Cinema da Lapa

WhatsApp Image 2025 12 03 at 18.26.31
O diretor do filme premiado, Marcelo Antunez, e a idealizadora do festival, Maria Inês Borges da Silveira. (Foto: Paulo Grabarski).

O grande vencedor da 16ª edição do Festival de Cinema da Lapa foi “Jardim dos Girassóis”, do diretor Marcelo Antunez, conhecido por filmes como “Silvio” e “Polícia Federal, a Lei é para Todos”. Quatro longa-metragens estavam na disputa pelo Troféu Tropeiro. O nome do prêmio é uma homenagem aos tropeiros que passavam pela histórica cidade conduzindo tropas de gado.

O longa, de inspiração espírita, agradou a todo tipo de público e foi bem recebido pela curadoria do festival, que não sofre do preconceito de torcer o nariz para obras voltadas ao entretenimento em contraposição aos chamados filmes mais autorais.

Para a idealizadora e coordenadora da mostra desde o seu início, em 2006, Maria Inês Borges da Silveira, o importante é levar cinema, entretenimento e oficinas de formação para uma cidade e uma região que não dispõem de salas de cinema nem muito contato com atores e diretores que costumam frequentar a mostra, que oferece todas as atividades gratuitamente. Segundo ela, o festival também proporciona o incremento no turismo e na economia da cidade.

1aa2d7b2 befd 421a 9fe5 f1b2b65dd4c1

O festival aconteceu de sexta-feira passada (28) até domingo (30), no auditório da Secretaria Municipal da Educação da Lapa e contou com a exibição de mais de 20 filmes. O filme de abertura foi “A Palavra”, do renomado diretor paulistano Guilherme de Almeida Prado. O ator Oscar Magrini, que faz parte do elenco, recebeu uma homenagem dos organizadores por sua carreira, que conta com mais de 70 trabalhos no cinema e na TV.

Promovido pelo Instituto Histórico e Cultural da Lapa, o evento é dirigido desde a sua primeira edição pela empresária lapeana Maria Inês Borges da Silveira, atual presidente da Accur (Associação de Cultura de Curitiba).

Deixe um comentário