NEWS

Tribunal de Justiça adia julgamento da BlaBlaCar e aplicativo de caronas continua a operar normalmente no Paraná

Os usuários da BlaBlaCar poderão contar com o serviço de caronas do aplicativo até fevereiro de 2026. (Foto: Divulgação)

O Tribunal de Justiça do Paraná, durante sessão realizada na última terça-feira (25), decidiu adiar para 24 de fevereiro de 2026 o julgamento da ação que envolve a BlaBlaCar, aplicativo de carona. Com esta decisão, o serviço continua normalmente no estado até o início do próximo ano. Hoje, a empresa conta com 2,2 milhões de usuários cadastrados no Paraná, que só neste ano já realizaram mais de um milhão de viagens de carona ou de ônibus pela plataforma.

O relator do processo, desembargador Evandro Portugal, abriu a votação reconhecendo a legalidade do modelo de caronas da BlaBlaCar, em operação no estado há uma década. Por essa razão, entendeu não haver urgência que justificasse a suspensão liminar das atividades. Na sequência, o desembargador Luiz Taro Oyama pediu vista, interrompendo a sessão. O Tribunal prevê retomar o julgamento em 24 de fevereiro.

A ação foi movida pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina (FEPASC) e pelo Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros do Estado do Paraná (RODOPAR).

Além da atividade de carona em veículos particulares, a BlaBlaCar diz apoiar o transporte de passageiros em ônibus, preenchendo assentos vazios. Atualmente, a plataforma tem parceria com mais de 210 empresas de ônibus em todo o país, incluindo 22 no Paraná. A empresa possui mais de 110 milhões de membros em 21 países, incluindo mais de 20 milhões no Brasil.

Deixe um comentário