MON homenageia os 130 anos das relações Brasil/Japão com exposições temáticas

O Museu Oscar Niemeyer realiza uma exposição inédita: “O Mundo Lúdico dos Mangás e Animes” e a renovação da mostra “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses – 130 anos de relações Brasil/Japão”, ambas com a curadoria do embaixador Fausto Godoy, que doou a coleção asiática ao MON.
A mostra “O Mundo Lúdico dos Mangás e Animes” reúne mais de 100 pinturas, desenhos e esculturas, na Sala 10. Ela é um mergulho no universo dessa expressão da arte japonesa contemporânea que alcançou e conquistou boa parte do mundo.
O curador explica que a exposição retoma o tema do universo infantil e o projeta para o juvenil e além. “São os mangás, histórias em quadrinhos ou romances gráficos que retratam na maioria das vezes o cotidiano urbano. No Japão, pessoas de todas as idades leem mangás, em uma ampla gama de gêneros”, comenta Fausto Godoy.
Vários desses mangás deram origem aos animes, forma de arte característica que surgiu na década de 1960 com as obras do mangaká (criador de mangás) Osamu Tezuka e se popularizou nas décadas seguintes. Os animes são em muitos casos a versão em vídeo dos mangás. Muitos deles se tornaram conhecidos no Brasil e se transformaram em ícones.

(Foto: Divulgação)
Já a exposição “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses – 130 anos de relações Brasil/Japão”, na Sala 5, reúne obras da coleção permanente do Museu Oscar Niemeyer, e se renova mais uma vez com o objetivo de alcançar públicos ainda maiores. Com curadoria de Godoy, a mostra exibirá obras inéditas.
Essa nova edição inclui uma homenagem aos 130 anos das relações Brasil/Japão e exibe obras doadas recentemente ao MON pela embaixatriz Maria Ligaya Fujita, viúva do embaixador Edmundo Fujita, primeiro diplomata nipo-brasileiro do Itamaraty.
“Inspirada pelo exemplo do embaixador Fausto Godoy, que doou seu valioso acervo ao Museu Oscar Niemeyer, compartilho agora este conjunto de objetos como instrumentos de aprendizagem, memória e aproximação entre o Brasil e a Ásia”, afirma a embaixatriz.
A coleção reúne esculturas, porcelanas, pinturas, lacas, móveis, vestimentas e outros objetos adquiridos em feiras, mercados de pulga e antiquários da Ásia, sobretudo do Japão, da Coreia e da Indonésia. Cada peça guarda memórias pessoais e coletivas, traduzindo a diplomacia como prática de intercâmbio cultural.
Ambas as mostras têm a abertura marcada para esta sexta-feira (28), às 18h30.

Serviço
“O Mundo Lúdico dos Mangás e Animes”
Inauguração: 28/11, 18h30
Sala 10
“Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses – 130 anos de relações Brasil/ Japão”
Inauguração: 28/11, 18h30
Sala 5
Mais informações no site www.museuoscarniemeyer.org.br