NEWS GASTRONOMIA

Restaurante Oriente Árabe comemora 60 anos com sobremesa criada por alunos do Senac

IMG 0730 1 (1)
O proprietário do Oriente Árabe, Fernando Portella, junto com o aluno do Senac João Henrique Kuroski, responsável pela criação da sobremesa. (Foto: Rafaela Lorenzen).

Numa charmosa esquina do Centro Histórico de Curitiba, o Oriente Árabe chega aos 60 anos de história celebrando a tradição e a inovação que marcaram sua trajetória. Para comemorar a data, o restaurante promoveu uma parceria especial com o Senac PR, que resultou em um desafio confeiteiro voltado à criação de uma sobremesa árabe inédita no restaurante.

A competição fez parte do Projeto Integrador dos alunos do curso de Confeiteiro do Senac Curitiba Portão, que reinterpretaram doces tradicionais do Oriente Médio com ingredientes brasileiros e paranaenses. Após uma imersão na cultura árabe e uma visita técnica ao restaurante, os estudantes apresentaram suas releituras diante de uma banca avaliadora que contou com o proprietário do Oriente Árabe, Fernando Portella, e mais alguns membros da equipe do estabelecimento.

A instrutora da turma, Celizet Albertini Kamei, destacou que cada Projeto Integrador envolve pesquisa, técnicas e desafios que estimulam a criatividade dos alunos. “Desta vez, nossa proposta foi conhecer os doces árabes e reinterpretá-los com ingredientes brasileiros e paranaenses. Os alunos provaram as receitas originais e, a partir delas, ajustaram suas releituras regionais, sempre respeitando a técnica e a essência da confeitaria árabe”, explicou

IMG 0382
A sobremesa vai ser servida a clientes do Oriente Árabe em no mês de comemoração aos 60 anos. (Foto: Rafaela Lorenzan).

Entre as criações da turma, a Basbousa — bolo de semolina embebido em calda, típico do Oriente Médio — ganhou uma versão especial pelas mãos do aluno João Henrique Kuroski com recheio de tangerina, camomila e erva-doce, inspirada na história do restaurante e escolhida para representar este momento especial de celebração dos 60 anos do Oriente Árabe.

E, como forma de celebrar esse intercâmbio cultural e o aniversário de seis décadas, o Oriente Árabe oferecerá a sobremesa, porém em sua receita original, a todos os clientes que visitarem o restaurante entre 10 de novembro e 10 de dezembro, de terça a sexta-feira, e pedirem qualquer prato principal. Essa sobremesa leva a massa de semolina, bastante típica dos doces árabes, além de especiarias e laranja. 

“Ficamos muito felizes em ver o entusiasmo e o talento dos alunos do Senac ao reinterpretarem a confeitaria árabe. A sobremesa escolhida traduz perfeitamente o espírito do Oriente Árabe: respeito à tradição com um toque de inovação. É uma forma doce de comemorarmos nossos 60 anos junto com nossos clientes”, destaca Fernando Portella.

Fundado na década de 1960 pelo casal sírio Mohamed Moukhles Jamil Abdul Hak e Noria Heraki Abdul Hak, o Oriente Árabe é um dos restaurantes mais tradicionais de Curitiba. Conhecido por receitas originais passadas de geração em geração e pela atmosfera que remete ao Oriente Médio, o espaço também mantém viva a tradição das apresentações de dança do ventre, que ocorrem aos sábados e encantam clientes de todas as idades.

O restaurante atualmente conta com um cardápio bem diversificado, com especialidades quentes e frias, grelhados, petiscos, combos e alguns formatos que ficaram bastante conhecidos, como o rodízio árabe, com cerca de 20 pratos servidos à vontade.

SERVIÇO 

Oriente Árabe 
Rua Kellers, 95 (esquina com Dr. Muricy) – São Francisco 

Estacionamento próprio e gratuito 
Horário de atendimento: Terças a sábados das 11h às 23h. Domingos das 11h às 15h30. 
Delivery: consulte os horários

Deixe um comentário