Studios e apartamentos compactos de alto padrão aquecem mercado imobiliário de Curitiba

O mercado de studios compactos tem crescido significativamente no país, especialmente em Curitiba, e o Centro da capital é o bairro com maior volume de lançamentos do Brasil nos últimos três anos.
De acordo com dados da Brain Inteligência Estratégica, de 2015 a 2024 as vendas deste tipo de imóvel subiram 210% e mais de 90% dos compradores são investidores, que veem neste mercado de compactos a possibilidade de ganho com a valorização. Ainda de acordo com a Brain, além do crescimento em vendas, os imóveis compactos também são os que registraram a maior valorização no metro quadrado da capital paranaense.
Um exemplo deste aquecimento é a venda de 50% das unidades do empreendimento da incorporadora Gadens, apenas 10 dias após o lançamento. O Core Palácio, que será contruído na Rua André de Barros, terá studios e apartamentos compactos de alto padrão com 1 e 2 dormitórios, além de plantas garden e duplex, com metragens que partem de 21,62 m2.
O empreendimento localizado no Centro de Curitiba, contará com 429 unidades distribuídas em 20 pavimentos. “Esse é o terceiro empreendimento da linha de compactos de alto padrão que incorporamos no Centro da cidade e também é um sucesso, o que reforça o potencial deste produto para moradores e investidores”, diz Vilmar Gadens, presidente do grupo.
As plantas são funcionais, com disposição inteligente e que exigem menor manutenção. “Trata-se de uma proposta coerente com a vida real. Nós buscamos uma decoração elegante, funcional e emocionalmente conectada com os tempos atuais, onde morar bem é essencial, mesmo quando o espaço é mais reduzido”, afirma o arquiteto André Bertoluci, que assina o projeto de interiores das áreas comuns.
Estas áreas contarão com mais de 40 espaços, sendo 24 de lazer (academia, piscina, área fitness externa, salão de festas, playground, sala de jogos, espaço para prática de yoga e fire place) e todos serão entregues prontos para uso. O empreendimento ainda terá lavanderia, coworking, espaço destinado a minimercado, portaria com área reservada para encomendas, entre outras comodidades.
“Pensado para residentes e usuários de short-stay, o projeto responde aos novos modos de habitar, mais fluidos, conectados e centrados na experiência. Uma arquitetura que não apenas abriga, mas inspira”, diz Greg Bousquet, do Architects Offices, também responsável pelo projeto de interiores das áreas comuns.