BACKSTAGE

Balé Teatro Guaíra lança espetáculo em Curitiba e na Dinamarca; apresentação faz parte do festival europeu Sommerballet

74 img 0864
Durante a apresentação, os bailarinos usam uma máscara, que cobre todo o rosto, e ao som de Bolero de Ravel interagem com os objetos. (Foto: Stephanie D’Ornelas/CCTG)

Em uma iniciativa inédita, o Balé Teatro Guaíra lança simultaneamente no palco do auditório Salvador de Ferrante (Guairinha), em Curitiba, e no Teatro Bellevue em Copenhague, na Dinamarca, o novo espetáculo “Stol – Uma Questão de Confiança” (em inglês, “Stol – A Matter of Trust”). A coreografia integra a programação do prestigiado Festival Sommerballet, evento de dança europeia. A exibição será nos dias 28 de agosto, 7 e 14 de setembro. Já na capital paranaense parte da companhia se apresenta nos dias 30 e 31 de agosto.

O título “Stol”, que em dinamarquês significa “cadeira”, mas também tem o sentido de “confiança” é um indicativo de algo que é construído pelo homem, um artefato que, ao longo do espetáculo, se contrapõe à ideia de natureza. Ao som de Bolero de Ravel, e interagindo com os objetos, os bailarinos do BTG usam o corpo e os movimentos para falar sobre esses contrastes, marcados também pelo figurino, com uma máscara que cobre todo o rosto dos artistas. “Não é algo trivial o que está acontecendo, e acredito que o Balé Guaíra tem feito um excelente trabalho como embaixador das artes produzidas no Paraná”, diz Luiz Fernando Bongiovanni, diretor do BTG. 

Os ingressos para a apresentação aqui no estado começam a ser vendidos, nesta sexta-feira (15), a preços populares, de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). Pontos de venda: site Disk Ingressos ou na bilheteria do teatro.

A coreografia é assinada por Alessandro Sousa Pereira, que também é responsável  pelo espetáculo “Castelo”, já apresentado no Sommerballet no ano passado e que será reapresentado. Já em Curitiba, as noites serão divididas entre “Stol” e “V.I.C.A.”, coreografia assinada por Lili de Grammont. A sigla forma um acrônimo com as iniciais das palavras volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade, aspectos do mundo pós-moderno intensificados pela pandemia de Covid-19, quando estreou a peça, e que ganham novas perspectivas no contexto atual.

Serviço

O Balé Teatro Guaíra lança seu novo espetáculo “Stol – Uma Questão de Confiança” simultâneamente nos palcos do Brasil e da Dinamarca

Data: Em Curitiba – 30 e 31 de agosto, na Dinamarca dias 28 de agosto, 7 e 14 de setembro

Endereço: Guairinha – Rua XV de Novembro, 971 – Centro

Deixe um comentário