“Praceta Lolô Cornelsen” será inaugurada em Curitiba em homenagem ao renomado arquiteto Ayrton João Cornelsen

No dia em que o arquiteto curitibano Ayrton João Cornelsen (o Lolô) faria 103 anos, Curitiba vai ganhar uma nova praça, nesta segunda-feira (7), a “Praceta Lolô Cornelsen”, localizada no cruzamento das ruas Professor Fernando Moreira e Alameda Augusto Stellfeld, nas Mercês. O espaço irá homenagear Cornelsen, que morreu em 2020, aos 97 anos.
“O Lolô era muito urbano e sempre esteve conectado com processos de revitalização e reconstrução. Isso torna essa homenagem a ele, com a ‘Praceta Lolô Cornelsen’, ainda mais especial. Conseguimos dar vida a um local novo da cidade, que agora poderá ser vivenciado pelos curitibanos”, destaca a filha de Lolô, Consuelo Cornelsen.

O arquiteto, que na juventude foi jogador do Athletico Paranaense, foi responsável por uma significante mudança no escudo do clube, sendo o criador do tradicional “CAP” estilizado e inspirado no estilo barroco que acompanhou o rubro-negro até 2019. Mas os grandes feitos de Lolô foram no urbanismo da capital paranaense.
Lolô planejou a colonização do Oeste e Sudoeste do Paraná, estruturando diversas novas cidades com planos diretores e foi responsável pelo projeto da Rodovia do Café, a Estrada da Graciosa e do ferry-boat de Guaratuba, entre outros. Se tornou um dos grandes especialistas no desenvolvimento de autódromos, entre eles os Autódromos Internacional de Curitiba, de Jacarepaguá (RJ), de Luanda (Angola) e de Estoril (Portugal). O arquiteto chegou a ser escolhido pelo presidente Juscelino Kubitschek para divulgar a arquitetura brasileira no exterior.
“Lolô Cornelsen foi uma referência para a arquitetura e para o esporte de Curitiba. Personagem curitibano que viveu a cidade de forma intensa e apaixonada e cuja história se confunde com a da nossa capital. A homenagem é justa e merecida”, afirma o prefeito, Eduardo Pimentel.
Serviço
Lançamento da “Praceta Lolô Cornelsen”
Data: Segunda-feira (7), às 19h
Endereço: Entre as ruas Professor Fernando Moreira e Alameda Augusto Stellfeld, nas Mercês