Paulo Leminski ganhará escultura em bronze na pedreira que leva o seu nome

(Foto: Pedro Ribas)
A prefeitura de Curitiba vai inaugurar no dia 24 de agosto uma escultura em bronze em homenagem ao poeta curitibano Paulo Leminski, data em que ele completaria 81 anos. A obra será colocada na Pedreira Paulo Leminski, espaço onde são realizados os grandes shows da capital.
A homenagem reconhece a importância nacional do poeta, que neste ano também será o autor homenageado da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que acontece entre 30 de julho e 3 de agosto, no Rio de Janeiro.
Na manhã desta quarta-feira (28), o prefeito Eduardo Pimentel e as filhas de Leminski, Áurea e Estrela, estiveram no Memorial Paranista, para conferir a confecção da escultura em bronze. “É uma homenagem da cidade, da família e de todos os amantes da cultura, que agora terão mais um espaço para celebrar a memória de um dos filhos mais ilustres de Curitiba”, afirmou Pimentel.
A obra criada pelo artista Rafael Sartori é um pouco maior que o tamanho natural e retrata Leminski sentado em um banco de bar, com um violão que representa o lado musical do poeta, autor de várias letras gravadas por nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Ney Matogrosso e Moraes Moreira, entre outros.
Além do violão, a escultura também terá um poema de Leminski assinado por ele para reforçar o vínculo entre sua obra literária e musical. Para Áurea, a intenção foi criar uma figura o mais natural possível, capaz de provocar no público a sensação de um encontro real com o poeta.