Paulo Leminski será o homenageado da 23ª edição da Flip, Festa Literária Internacional de Paraty

Paulo Leminski será homenageado na 23ª edição da Flip, Festa Literária Internacional de Paraty, que será realizada entre 30 de julho a 3 de agosto. Os espaços públicos da cidade histórica fluminense terão atividades literárias e artísticas durante os cinco dias da festa.
A escolha do homenageado nas edições tem como objetivo incentivar novas leituras de obras de grandes nomes da literatura nacional e internacional, como os poetas Vinicius de Moraes, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Ana Cristina Cesar, Hilda Hilst e Maria Firmina dos Reis.
A vida e a obra de Leminski serão abordadas com maior profundidade durante o Ciclo do Autor Homenageado, que antecede a festa. Para os organizadores, a homenagem é um resgate da generosidade de Leminski, da provocação da reflexão do seu senso crítico, humor e perspicácia.
Autor de Catatau, uma das grandes invenções na prosa brasileira do século 20, tradutor criativo, biógrafo erudito capaz de fazer perfis de nomes que iam de Trotski a Bashô, judoca faixa preta, Leminski também foi publicitário e músico.
Sua multiplicidade também foi homenageada na peça teatral Cabaré Haikai apresentada no Teatro Guaíra, na última quinta-feira (26), durante o Festival de Curitiba. No palco, os atores se basearam na obra literária e musical de Leminski, reconhecido por explorar formas alternativas e experimentais, valorizando a liberdade criativa.