NEWS

Paulo Leminski será o homenageado da 23ª edição da Flip, Festa Literária Internacional de Paraty

Foto Nani GoesArquivo banda b
Este ano, a Festa Literária Internacional de Paraty homenageará o autor curitibano Paulo Leminski e incentivará novas leituras de obras do poeta paranaense. (Foto: Nani Goes/Arquivo)

Paulo Leminski será homenageado na 23ª edição da Flip, Festa Literária Internacional de Paraty, que será realizada entre 30 de julho a 3 de agosto. Os espaços públicos da cidade histórica fluminense terão atividades literárias e artísticas durante os cinco dias da festa.

A escolha do homenageado nas edições tem como objetivo incentivar novas leituras de obras de grandes nomes da literatura nacional e internacional, como os  poetas Vinicius de Moraes, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Ana Cristina Cesar, Hilda Hilst e Maria Firmina dos Reis. 

A vida e a obra de Leminski  serão abordadas com maior profundidade durante o Ciclo do Autor Homenageado, que antecede a festa. Para os organizadores, a homenagem é um resgate da generosidade de Leminski, da provocação da reflexão do seu senso crítico, humor e perspicácia.

Autor de Catatau, uma das grandes invenções na prosa brasileira do século 20, tradutor criativo, biógrafo erudito capaz de fazer perfis de nomes que iam de Trotski a Bashô, judoca faixa preta, Leminski também foi publicitário e músico.  

Sua multiplicidade também foi homenageada na peça teatral Cabaré Haikai apresentada no Teatro Guaíra, na última quinta-feira (26), durante o Festival de Curitiba. No palco, os atores se basearam na obra literária e musical de Leminski, reconhecido por explorar formas alternativas e experimentais, valorizando a liberdade criativa. 

Deixe um comentário