Heineken destina lucro de bar flutuante em Curitiba para projetos que promovam o desenvolvimento sustentável da cidade
O Grupo Heineken destinará, pela primeira vez, todo o lucro obtido com seu bar flutuante em Curitiba para impulsionar projetos de inovação sustentável voltados a gerar benefícios para a cidade. O bar ficou instalado no lago da Pedreira Paulo Leminski entre os dias 8 e 24 de novembro do ano passado.
O Heineken Floating Bar é uma estrutura temporária que combina gastronomia e entretenimento em um ambiente flutuante. A operação do bar é realizada com copos reutilizáveis e inclui áreas de acessibilidade e intérprete de libras, visando promover a inclusão e a sustentabilidade.
A iniciativa será realizada em parceria com o Quintessa, aceleradora de impacto pioneira no país, que apoiará diretamente a implementação das soluções na capital paranaense, desde o refinamento estratégico e de planejamento, até o monitoramento contínuo e o engajamento de participantes locais para potencializar resultados. Essa ação integra a plataforma Green Your City, lançada pela marca de cervejas em 2021, que visa promover programas focados em cultura e sustentabilidade, além de ressignificar espaços urbanos.
O projeto começou em 2023 em São Paulo, onde promoveu uma nova perspectiva sobre a relação da população com o rio Pinheiros, um dos principais da capital paulista. Em parceria com a SOS Mata Atlântica, todo o lucro da ação foi revertido para apoiar projetos que colaborassem com a bacia hidrográfica do rio Pinheiros e seu entorno.
A relação de cada projeto com a realidade da cidade e com as temáticas de atuação de “Green Your City: circularidade e energia renovável” estão entre os critérios de avaliação dos projetos inscritos. Além disso, outras temáticas importantes para cidades serão contempladas como adaptação climática e educação ambiental.
“Nosso objetivo com essa nova etapa do bar flutuante é convidar os curitibanos a repensar os espaços urbanos de forma sustentável e responsável, assim como foi em São Paulo”, diz Beatrice Jordão, diretora de comunicação e branding da Heineken no Brasil.
As inscrições para o edital são gratuitas e ficarão abertas até o dia 21 de fevereiro, neste site. O resultado dos projetos selecionados deve ser divulgado em abril pelo Grupo Heineken, após etapas de análises dos formulários, entrevistas, diligência e um Pitch Day.