POWER

Alexandre Curi mostra força política ao assumir Alep; parlamentar é cotado para sucessão estadual em 2026

54305209553 d8a4f5041e c
Aos 46 anos, Alexandre Curi é um dos mais jovens a assumir a presidência da Assembleia Legislativa do Paraná. (Foto: Orlando Kissner/Alep)

A posse do novo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi (PSD), nesta segunda-feira (3), foi uma demonstração de poder do parlamentar  curitibano. A solenidade reuniu cerca de 1500 pessoas entre deputados, as principais autoridades do estado, familiares e convidados no Plenário Waldemar Daros.

Estavam presentes o governador Ratinho Júnior, o vice-governador Darci Piana, o prefeito de Curitiba Eduardo Pimentel, os ex-governadores Paulo Pimentel (aplaudido de pé pelos presentes), Alvaro Dias, Roberto Requião, Beto Richa, João Elísio Ferraz de Campos, Orlando Pessuti e Cida Borghetti, o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, a presidente eleita do Poder Judiciário, desembargadora Lídia Maejima, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, e o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, entre outras autoridades dos três poderes. 

Curi, de 46 anos e no sexto mandato, comandará o Legislativo paranaense no biênio 2025-2027 em substituição a Ademar Traiano, de 72 anos, que dirigiu a Alep durante 10 anos. Em seu discurso, ressaltou a “responsabilidade que não é apenas institucional, mas profundamente humana: a de ser um elo entre as demandas do povo e as soluções que podemos oferecer”.

54304085462 441565284d c
A posse de Alexandre Curi reuniu cerca de 1500 pessoas entre deputados, autoridades, familiares e convidados. (Foto: Orlando Kissner/Alep)

O novo chefe do Legislativo citou o atual momento do estado, como a quarta maior economia do Brasil, além de avanços em indicadores sociais e ambientais e defendeu a união de esforços entre Legislativo, Executivo, Judiciário, municípios e, principalmente, a sociedade. “Com respeito e autonomia entre os poderes, o Paraná produz em paz e harmonia”, afirmou.

Apesar de jovem, o novo presidente acumula uma longa trajetória política. Em 2000, tornou-se o mais jovem vereador eleito entre as capitais do Brasil. Em 2002, já conquistou uma cadeira no Legislativo estadual, com mais de 44 mil votos. Reeleito em 2006, foi, pela primeira vez, o deputado estadual mais votado do Paraná, ultrapassando os 130 mil votos. 

Em 2010, repetiu a votação expressiva e foi reeleito com mais de 134 mil votos, tornando-se, pela segunda vez, o deputado estadual com maior votação. Passou dos 114 mil votos em 2014 e superou, em 2018, a marca dos 147 mil votos, reelegendo-se para seu quinto mandato. Em 2022, alcançou uma votação histórica, com mais de 237 mil votos, sendo o mais votado pela terceira vez e ficando, ainda, entre os dez deputados estaduais mais votados do país. Foi primeiro secretário da Casa entre 2007 e 2010 e de 2022 a 2025, na gestão de Traiano.

Curi lembrou que pela primeira vez, em décadas, o governo do estado e prefeituras importantes, como as de Curitiba e Londrina, além da própria Assembleia, são lideradas por jovens gestores. Alexandre Curi fez ainda uma referência especial à família. 

“À minha mulher Paula, aos meus filhos Lucas, Isabela, que completam 14 anos hoje, e Júlia, meu eterno agradecimento pela compreensão e apoio nas muitas ausências que a política me impôs. Ao meu pai Aníbal Khury e à minha mãe Jandira Khury, ao meu avô Guilherme Maranhão, de saudosa memória, meu emotivo muito obrigado pelo incentivo e ajuda que sempre me deram”. Sua mulher, Paula Pimentel Mussi, é prima-irmã do prefeito Eduardo Pimentel e neta do ex-governador Paulo Pimentel.

54304082607 b472916832 c
Os ex-governadores Beto Richa, Roberto Requião, Cida Boghetti e Alvaro Dias. (Foto: Orlando Kissner/Alep)

Curi dá continuidade aos passos do avô paterno, Aníbal Khury, a quem acompanhava como assessor parlamentar quando tinha apenas 16 anos. Aníbal presidiu a Assembleia Legislativa por cinco vezes e notabilizou-se como um dos políticos mais poderosos e influentes do estado. Segundo o novo presidente, a política na época do avô era feita a partir do contato direto com as pessoas, das rodas de conversa, do cafezinho, da convivência cotidiana, das cartas escritas à mão, dos abraços calorosos. “Os tempos mudaram, mas a essência da política não mudou: ética, princípios e valores ainda são atributos indissociáveis dessa atividade tão essencial e, ao mesmo tempo, tão incompreendida”, afirmou.

Deixe um comentário