Mudanças no carnaval de Guaratuba causam polêmica; palcos fixos vão substituir trio elétrico da famosa Banda de Guaratuba
O anúncio do término dos trios elétricos, principais atrações da tradicional Banda de Guaratuba, feito pela prefeitura do município por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e da Secretaria de Urbanismo na última semana, tem causado aborrecimentos aos frequentadores, comerciantes e organizadores da famosa banda carnavalesca do Litoral paranaense.
Famosa há 32 anos, como uma das principais atrações do Litoral do estado, a Banda de Guaratuba sempre atraiu milhares de foliões para as ruas da cidade e com isso movimentou o turismo local. Mas neste ano, de acordo com a prefeitura, a marchinha composta por César Costa Filho e Heitor Valente em 1986, considerada hino da banda, será tocada num palco fixo. Ainda segundo a prefeitura, a Banda de Guaratuba é um patrimônio da cidade, não é propriedade de uma família ou grupo político, é uma manifestação cultural da segunda-feira de carnaval e não será excluída do carnaval deste ano. O refrão da marchinha diz: “Começa na Ponta Grossa, termina ali na praça. O melhor de tudo, que é ela nossa. É muito boa e é de graça. Quem cai a gente segura, quem não cai a gente derruba. Pois sai da frente que vai passar, em primeiro lugar, a Banda de Guaratuba”.
Em entrevista ao Portal Grands por Bessa o ex-prefeito do balneário Roberto Justus, que deixou o cargo no início de janeiro, afirmou que a Banda de Guaratuba não irá participar do carnaval deste ano. Segundo ele, a tradição de percorrer a ruas importantes da cidade não será possível já que os grupos que vão se apresentar neste ano terão que ficar em palcos fixos. “A Banda de Guaratuba não se apresenta em palco, ela sai da rua Ponta Grossa e chega até a Praça Central. É uma tradição que começou com uma caixa de som num jeep, passou por num carro de som até chegar ao famoso trio elétrico, com músicos tradicionais, que sempre contou com a participação dos fundadores, como Nelson Justus que, inclusive, é o puxador da banda”, diz. Roberto Justus é filho do deputado estadual Nelson Justus.
De acordo com a prefeitura de Guaratuba, por motivo de segurança dos foliões, mais facilidade do atendimento de equipes, principalmente médicas e sanitárias, nos cinco dias de festa não irão circular trios elétricos e os grupos musicais vão se apresentar em quatro palcos fixos instalados ao longo da Avenida 29 de Abril. Um montado na Praia Central, dois ao longo da avenida e o último, o Palco Sunset, na Praça dos Namorados.
O Carnaval deste ano terá cinco dias de festa, começando na sexta-feira (28) com o Grito de Carnaval e encerrando na terça-feira (04) com o Carnaval Infantil, no Palco Sunset, a partir das 16h. A festa noturna terá início mais cedo, às 20h, com previsão de término às 2h.
Na programação da festa deste ano estão mantidos os tradicionais desfiles da escola de samba, blocos tradicionais, carnaval infantil e o concurso de blocos.