Mercado imobiliário de Curitiba ganha destaque: moradias universitária, multifamílias e por assinatura
Com a maior valorização imobiliária do país em 2024 (18%, segundo o índice FipeZap), Curitiba tem se destacado pela oferta de modelos de residências inovadoras como condomínios inteligentes, moradias universitárias e propriedades multifamílias. No foco do setor imobiliário estão os consumidores que têm demandas específicas e buscam soluções que combinam personalização, tecnologia e conveniência.
Entre as soluções inovadoras, que estão transformando o mercado imobiliário regional e ampliando o leque de opções para viver na cidade, estão categorias como a multifamílias, complexos residenciais com todas as unidades do mesmo proprietário disponíveis para locação convencional, moradias universitárias e por assinatura, voltadas às locações flexíveis. Outra categoria que tem ganhado destaque na capital paranaense é a de moradia inteligente, oferecida desde 2021 por plataformas como a pioneira HOUS e, atualmente, pela B-living e Yogha.
No residencial VIBE, por exemplo, as incorporadoras curitibanas ALTMA e HIEX priorizam apartamentos compactos, entregues mobiliados, decorados e equipados em um condomínio que oferece uma rede de serviços. A solução ainda permite a moradia por assinatura (voltada a quem busca um prazo curto ou médio de locação) e permuta do assinante entre empreendimentos da rede, que têm cerca de 100 mil apartamentos padronizados, disponíveis em 125 cidades.
“Os condomínios estão virando verdadeiros marketplaces, com mini mercados, lavanderias, lojas de vinhos, academias com equipamentos profissionais, serviço de concierge, entre outros. Os empreendimentos voltados ao modelo de smart living têm alta procura por investidores e oferecem a gestão terceirizada das locações e manutenção, além de gerarem receita para os administradores do condomínio, com as vendas internas”, detalha o engenheiro civil e diretor-executivo da ALTMA, Gabriel Falavina.
Na moradia universitária, que atende a uma demanda específica, a inspiração vem dos modelos internacionais de fraternidade estudantil, como é o caso do primeiro Student Housing do Paraná que será construído na frente do câmpus Curitiba da PUCPR. Já no lançamento do empreendimento da ALTMA 100% das unidades foram vendidas. A construção do B41 é em parceria com a HIEX e tem projeto arquitetônico da Nommo. O residencial terá opções de locações de unidades inteiras ou dormitórios, para compartilhamento dos apartamentos entre estudantes. Com diversas opções de lazer nas áreas comuns, que incluem praça e espaços comerciais e deverá ser entregue em 2027. Outros modelos inovadores de moradia devem entrar em operação em breve em na cidade, como residenciais multifamily (o Pace, da AG7), senior living (o BIOOS, da construtora Laguna) e na Região Metropolitana de Curitiba e no litoral o modelo de multipropriedade da ALTMA.