Aeroporto Internacional Afonso Pena comemora 79 anos; de base militar da Segunda Guerra a um dos principais aeroportos do país
O Aeroporto Internacional Afonso Pena comemora, nesta sexta-feira (24), 79 anos com a marca de mais de cinco milhões de passageiros em 2024 e 22 rotas que conectam o Paraná a sete estados brasileiros e à importantes cidades da América do Sul como Assunção (Paraguai), Lima (Peru), Buenos Aires (Argentina) e Montevidéu (Uruguai). Diariamente, são realizados cerca de 80 pousos e decolagens, transportando aproximadamente 14 mil passageiros.
Construído em 1940 como uma base militar da Segunda Guerra Mundial, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e inaugurado em 1946 após a interdição do Aeroporto do Bacacheri, o Afonso Pena possui hoje um moderno terminal com mais de 60 opções comerciais, variados serviços que incluem alimentação, souvenirs, roupas, acessórios, bares, farmácia, livraria entre outros.
Além disso, o aeroporto possui atualmente uma estrutura que comporta 28 posições para aeronaves, sendo 14 delas equipadas com pontes de embarque, e um novo pátio de aeronaves recém-homologado, que acrescenta sete novas posições ao total.
O fluxo de aeronaves é intenso e segundo levantamento realizado pela CCR Aeroportos, responsável pela administração do terminal, mais de 5,5 milhões de passageiros foram transportados em 2024, o que representou um crescimento aproximado de 2% em relação a 2023. Desde 2022, a concessionária tem realizado diversas melhorias, como o recente investimento de R$ 283 milhões em obras de expansão, aprimoramento e aumento da segurança operacional. “Com uma infraestrutura moderna, diversas opções comerciais e capacidade para atender mais de 14 mil pessoas diariamente, reafirmamos nosso compromisso de oferecer conforto, qualidade e segurança a todos os que passam por aqui”, diz o gerente do aeroporto, Eden Pisani Júnior