Empresa belga líder mundial em pisos laminados investe 11 milhões de euros em nova fábrica no interior do Paraná
O município de Piên, que fica a cerca de 90 km de Curitiba, vai ganhar uma indústria de pisos laminados da belga Unilin, líder mundial em produtos para interiores e construção. O investimento será de 11 milhões de euros, aproximadamente 70 milhões de reais.
As obras já estão em andamento e a planta deverá entrar em operação em janeiro de 2026. A indústria é parte da estratégia da empresa para expandir sua presença na América Latina. A previsão inicial é produzir 10 milhões de metros quadrados de pisos laminados anualmente.
Segundo a Mordor Intelligence, em 2024, o mercado de pisos laminados no mundo foi estimado em US$ 3 bilhões e deverá atingir US$ 3,47 bilhões até 2029. Reconhecida por marcas como Quick-Step, Pergo e Moduleo, a Unilin produz pisos, paineis de madeira, materiais de isolamento e inovações patenteadas, sempre com foco em sustentabilidade e alta qualidade. Desde 2005, integra a Mohawk Industries, maior empresa de pisos do mundo.
Para a empresa, a escolha do Paraná reflete a confiança no potencial do estado como um hub estratégico na América Latina. “O Paraná, com sua infraestrutura e mão de obra qualificada, desempenha um papel fundamental nesse crescimento”, afirma o presidente global do Departamento de Pisos Unilin, Ruben Desmet.
A Unilin atua no Brasil desde 2012, inicialmente por meio de uma Joint Venture com a chilena Arauco, que já está presente no município desde 1996. Em 2020, assumiu o controle total da operação no país e agora, com uma planta própria de última geração, pretende iniciar um novo capítulo de expansão e inovação no Brasil a partir do Paraná.
A instalação da fábrica vai mudar totalmente o perfil econômico de Piên, que tem pouco mais de 13 mil habitantes e que durante algum tempo teve a economia baseada na agricultura, com destaque para milho e tabaco.
“A nova fábrica em Piên representa um marco na trajetória da Unilin no Brasil, com foco na localização da produção para atender à crescente demanda por pisos laminados no mercado latino-americano”, finaliza o gerente geral Brasil da Unilin, Carlo Rego.