Espaço Cultural INC, no Pátio Batel, recebe exposição que explora o diálogo entre arte e natureza
O Espaço Cultural INC, localizado no piso L1 do Shopping Pátio Batel, em Curitiba, recebe a exposição “Confluências”, que reúne obras dos artistas norte-americano Kevin Robinson e da catarinense Lili Dal Pozzo.
Com entrada gratuita, a mostra que apresenta telas e esculturas propõe uma compreensão das inúmeras formas de vida que existem na natureza e dentro de todo ser humano, por meio da construção de uma narrativa que explora o diálogo entre arte e natureza. Ganham destaque os materiais naturais que podem ser transformados artisticamente sem perder sua essência.
A exposição é composta por oito esculturas de Robinson e seis telas de Lili. “A exposição demonstra como a arte ecológica pode sensibilizar o público sobre a relação com a natureza e a importância de respeitar seus ciclos e recursos”, ressalta o curador, Cristhian Lucas.
As obras selecionadas estão conectadas ao tema do bem-estar, tanto pela estética natural e tranquilizante quanto pelo conceito de sustentabilidade e harmonia com o meio ambiente. “Há vida audível, vida visível, vida invisível e vida que ainda não foi decifrada”, diz Kevin Robinson, que apresenta na exposição obras como “Looking for Light”, que aborda o desejo natural do ser humano de superar obstáculos e buscar a grandeza, e “DNA”; já a escultura “Contra a Correnteza” estimula o espectador a criar uma experiência específica de sua própria vida.
O americano, que teve a oportunidade de trabalhar no Brasil, durante a carreira como engenheiro, vive em Morretes, no Litoral do Paraná. Em suas obras utiliza materiais como troncos, pedras e raízes, moldados em peças únicas que transmitem uma sensação de equilíbrio e reconexão com a natureza.
Já a catarinense Lili Dal Pozzo, em suas obras, explorou temáticas influenciadas pelo impressionismo. Descendente de imigrantes italianos, viveu a maior parte da vida em Guarapuava, na região Centro-sul do Paraná, e morreu em Morretes.
Na exposição estão exemplares do acervo de pinturas da artista, como as obras “Colhedores de Uva” e “Colhendo Trigo”, onde a Lili evidenciou o trabalho e a conexão humana com a terra, valorizando paisagens, atividades e tradições locais. “A proposta central é destacar o legado artístico da artista autodidata que encontrou na pintura uma forma de canalizar positividade, criatividade e observação cuidadosa da vida ao seu redor. A pintura foi para Lili uma forma de expressar emoções e encontrar propósito”, diz o curador Cristhian Lucas.
Serviço
Exposição Confluências
Data: Até fevereiro – De segunda a sexta, das 11h às 20h e aos sábados das 10h às 12h
Endereço: Espaço Cultural INC, no Hospital INC Filial Pátio Batel (piso S1) – Av. do Batel, 1868 – Curitiba