Grupo Barigui investe R$ 5 milhões na gestão de dados e reduz pela metade tempo gasto com problemas operacionais
Dados recentes da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE) apontam crescimento contínuo nas vendas de veículos leves, com um aumento de aproximadamente 12% em comparação a 2022. A partir deste cenário, o Grupo Barigui, com mais de 30 anos no mercado, buscou a estruturação de um novo sistema de gestão de dados.
O grupo paranaense, especializado em revenda de veículos novos, seminovos, peças e acessórios automobilísticos, investiu R$ 5 milhões em um projeto de gestão de dados que garantiu a redução de 51% no tempo gasto com problemas operacionais e uma visão integral das operações.
Desenvolvido pela Rox Partner, consultoria especializada em dados e cibersegurança, o projeto contou com a implementação de um Data Lake na plataforma Google Cloud, que permitiu a centralização de diversas fontes de dados em um único repositório. “Com a nova esteira de dados implementada, passamos a ter paineis com informações em tempo real, o que agiliza a tomada de decisão e nos torna mais competitivos”, afirma João Paulo Rodrigues, CTO do Grupo Barigui.
A integração gerou ainda a criação de dashboards intuitivos que oferecem acesso imediato a indicadores de performance, como o novo Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE), impactando diretamente nas estratégias de marketing e vendas. Além disso, a automação de processos e a padronização de mais de 100 regras de negócios, englobando áreas como margem de vendas, compra de peças e gestão de estoque, trouxeram maior eficiência operacional a todas as unidades do grupo.
Segundo Mathias Brem, sócio-fundador e CDO da Rox Partner, a atuação baseada numa tecnologia em nuvem garante que o parceiro possa continuar a adotar novos recursos de forma rápida e eficiente. “A esteira de dados, 100% baseada em nuvem, garante a agilidade e adaptabilidade necessária para que o Grupo Barigui se mantenha sempre atualizado e atuando com ferramentas de ponta do mercado”, destaca Mathias.