Jornalista Júlio Zaruch toma posse como novo associado do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná
O jornalista Júlio Zaruch toma posse, nesta quinta-feira (12), como novo associado do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná (IHGP). Fundado em 1900, o instituto mantém viva a história do estado, realizando pesquisas, preservação e sua difusão.
A posse acontecerá às 15h na sede do instituto, à Rua José Loureiro, 43, e junto com Zaruch também tomam posse Almir Pontes Filho, Elizabeth Raffo Setti, Enio Luiz Perin, Fabio Danilo Werlang, Franco Guiseppe Rovedo, Omar Ferreira Lopes, Paulo Fernando Pinheiro Machado e Pedro Merege Filho. Todos se juntarão aos atuais 76 associados, sendo que mais de 400 já passaram pela instituição.
Com 124 anos de história, o IHGP tem entre seus 16 fundadores nomes como Júlio David Pernetta, Alfredo Romário Martins, José Bernardino Bormann, Nestor Pereira de Castro e Ermelino Agostinho de Leão, todos nomes de ruas em Curitiba.
Luiz Júlio Zaruch formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná em 1967 e estreou na profissão na redação dos jornais O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná, na antiga sede da Rua Barão do Rio Branco. Atuou em outros órgãos de imprensa e hoje é colunista de Gastronomia e Turismo no jornal Indústria & Comércio.
Zaruch trabalhou muitos anos na Prefeitura de Curitiba onde assessorou prefeitos, entre eles Omar Sabbag, Jaime Lerner e Saul Raiz. Exerceu, entre 1993 e 2000, o cargo de diretor de turismo da capital paranaense, sendo o responsável, junto com sua equipe, pela criação da Linha Turismo. Também foi presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Paraná (Abrajet-PR) por duas gestões.
O jornalista é coautor do livro “Do Bonde de Mula ao Ônibus Expresso”; organizador do livro “Cenário Brasil”, do Instituto de Engenharia do Paraná; coautor, com o reitor Clemente Ivo Juliato do livro “As Flores do Câmpus”, obra que comemorou os 50 anos da PUC-PR (2009) e autor dos livros “Cássio Bittencourt Macedo – Um construtor de caminhos” e “Instituto de Engenharia do Paraná/Um pioneiro a caminho do centenário”.
Profundo conhecedor da história de Curitiba, Zaruch tem se dedicado nos últimos anos a pesquisar sobre os prefeitos que administraram a cidade, trabalho que pode resultar em um livro essencial para a memória da capital do Paraná.