MONEY

Startup curitibana de trocas online faz imersão no Vale do Silício

Cíntia Mazzaro

Startup curitibana de trocas online faz imersão no Vale do Silício
Cristian Trentin participa até o final de agosto do programa de aceleração da 500 Startups, no Vale do Silício (Foto: arquivo pessoal)

Com apenas dois anos de existência, uma startup curitibana alcançou um patamar invejável nos negócios. Com mais de 100 empresas varejistas em sua carteira de clientes – entre elas marcas conhecidas como Osklen, Maria Filó e Ateen – a Troque Fácil, empresa de automação de pós-venda, está funcionando temporariamente do Vale do Silício, na Califórnia.

A mudança tem um bom motivo. A Troque Fácil, que tem sua sede no bairro Água Verde, foi uma das 30 startups no mundo, de um total de 2000 candidatas, a ser aprovada no processo seletivo da norte-americana 500 Startups – uma das maiores aceleradoras de negócios de acordo com a Forbes. “O processo teve várias etapas, o que elevou o nível dos candidatos, sendo que a última etapa era presencial lá em São Francisco”, conta o fundador e CEO da empresa, Cristian Trentin, de 34 anos. Os aprovados iniciaram em maio um programa de três meses no Vale do Silício – considerado a meca das startups – onde recebem capital e mentoria para ampliar ainda mais os seus negócios.

O empresário embarcou para os Estados Unidos em maio. Desde então, já teve orientações sobre produtos, vendas e questões financeiras. “Agora, estamos aprendendo sobre como captar dinheiro com os investidores nos Estados Unidos e já estamos trabalhando na preparação do Demo Day – onde faremos uma apresentação para aproximadamente 300 pessoas de outras start ups, além de investidores e possíveis clientes. De acordo com Trentin, o programa da 500 Startups começou a dar resultados positivos para a Troque Fácil. “Já tivemos algumas melhorias nas nossas métricas, algumas delas em até quatro vezes. Além disso, também conseguimos abrir mercado e a partir de agora começamos a trabalhar em terras americanas e em mais países da América Latina”, explica.

Desde sua fundação, em 2010, a 500 Startup já investiu em mais de 2.100 startups em todo o mundo, sendo que dez delas já foram avaliadas em mais de US$ 1 bilhão. No Brasil, a aceleradora já investiu em 43 negócios, entre eles o site de estudos online Descomplica, Conta Azul, Olist e Runrun.it.

Deixe um comentário