ACP diz que queda na arrecadação da receita reforça preocupação da entidade com situação financeira do estado
Reinaldo Bessa
A Associação Comercial do Paraná divulgou hoje (17) que a notícia publicada pela Gazeta do Povo de que a arrecadação de impostos no Paraná está sendo menor do que o esperado, com 3 bilhões de reais a menos do que o previsto para o primeiro semestre, reafirma a preocupação demonstrada na carta aberta publicada no último dia 10 sobre a situação financeira do estado em que afirma ser contrária a reajustes salariais dos servidores públicos estaduais, que, segundo a entidade, seriam bancados via aumento de impostos.
A nota da ACP diz que a confirmação do secretário da Fazenda, Renê Garcia Junior, de que o Paraná arrecadou R$ 19 bilhões nos primeiros seis meses de 2019 e não R$ 22 bilhões, como era esperado, reforça a preocupação com o futuro das finanças do estado manifestada na carta e a postura da entidade em rejeitar novos aumentos de impostos. “Estamos em retração econômica com menos de 3 bi na arrecadação. Não vamos permitir aumento de tributos”, diz o presidente da Associação Comercial, Gláucio Geara.
Segundo ele, a carta aberta alertou que a situação só não é mais grave até agora porque a sociedade paranaense arcou com o ônus de significativo aumento da carga tributária. “O ajuste, agora, só pode ser feito pelo lado das despesas. E isso não é problema exclusivo do Poder Executivo, mas de todos os Poderes – Executivo, Legislativo, Judiciário -, assim como o Ministério Público e Tribunal de Contas”, conclui o empresário.
I was very pleased to find this web-site.I wanted to thanks for your time for this wonderful read!! I definitely enjoying every little bit of it and I have you bookmarked to check out new stuff you blog post.