IAP comemora 102 anos com prestigiado jantar no Graciosa Country Club
Reinaldo Bessa
[masterslider id=”134″]
O Instituto dos Advogados do Paraná (IAP) celebrou, nesta quinta-feira (13), seu 102º aniversário com um jantar no Graciosa Country Club, que contou com importantes nomes da advocacia paranaense e de outros estados. Em seu discurso, o presidente da instituição, Tarcísio Kroetz, destacou a trajetória do IAP desde sua criação, no início do século 20. De acordo com ele, poucas instituições conseguiram sobreviver ao progresso e às mudanças que têm ocorrido com velocidade cada vez mais intensa. “Nosso segredo é que somos uma instituição de duas caras, no bom sentido. De um lado, olhamos para o quadro de associados sempre buscando formar um ambiente de apoio, de troca de ideias, de solidariedade responsável. De outro, olhamos para a comunidade, transmitindo a todos uma posição de classe, de cultura jurídica calcada em um conjunto de valores e opiniões independentes e ousados. Aí está a fonte da trajetória longeva que comemoramos”, afirmou.
O evento também marcou o lançamento do Projeto Memória, que reúne depoimentos em vídeo de ex-presidentes do IAP de diversas gestões, disponível tanto na biblioteca do Instituto quanto em seu canal no Youtube, e o anúncio da quarta edição do Prêmio Francisco Cunha Pereira Filho de Liberdade de Expressão.
Entre os presentes estavam o presidente da OAB-PR, Cássio Telles, um dos convidados a discursar, ex-presidentes do Instituto – entre eles Alfredo de Assis Gonçalves Neto – presidentes de Institutos dos Advogados de sete estados e o presidente do Colégio de Presidentes dos Institutos de Advogados do Brasil, Hélio Gomes Coelho Júnior, também ex-presidente do IAP, além de desembargadores. Em seu discurso, Telles citou o fundador do IAP, João Pamphilo d’Asumpção e os laços de origem entre a OAB-PR e o Instituto. “Em toda a história a OAB Paraná, grata à entidade que lhe antecedeu, foi a parceira do IAP. Não é por acaso que seu presidente tem assento permanente na mesa diretora das sessões do Conselho Pleno da Ordem”, enalteceu.
Homenagem
Durante o jantar, foi prestada uma homenagem ao advogado e professor Egas Moniz de Aragão, falecido no início deste mês. O advogado Alfredo de Assis Gonçalves Neto relembrou a trajetória pessoal e profissional de Aragão, de quem foi aluno. Ele presidiu o IAP de 1963 a 1965 e teve seu depoimento gravado para o Projeto Memória – exibido durante o jantar. A viúva de Aragão, Isabel, ganhou um buquê de flores da diretoria do Instituto e foi demoradamente aplaudida após seu agradecimento.
Parabéns para o grupo que acreditou em melhorar o Hospital Evangélico de Curitiba onde trabalha uma técnica em Radiologia (minha filha ) Carina Anastácio. ..❤???
This really answered my problem, thank you!