Exposição mostra reforma solidária realizada por arquitetos em lar infantil de Curitiba
Reinaldo Bessa
[masterslider id=”106″]
A reforma feita no Lar Infantil Sol Amigo pela equipe da 11ª edição do projeto Mueller Ecodesign Social é o tema da exposição fotográfica virtual inaugurada nesta terça-feira (28), no Shopping Mueller, com um movimentado coquetel. A exposição permanece até o dia 9 de junho, no piso L4 do shopping, com entrada gratuita. As imagens do antes e depois são da fotógrafa Kelly Knevels e podem ser vistas por meio de uma mostra interativa, com o uso de óculos de realidade virtual.
Durante o evento, a arquiteta Rose Guazzi, uma das coordenadoras técnicas do projeto, recebeu o título de Cidadã Honorária de Curitiba, entregue pessoalmente pelo vereador Pier Petruzziello. Ele disse que não costuma fazer este tipo de homenagem, mas que no caso dela era uma questão de justiça. A arquiteta, natural de Londrina, atua há 29 anos e vem se dedicando à causa da arquitetura sustentável, com o uso de materiais que não causam danos ao meio-ambiente. Nesta quinta-feira (30) ela embarca para Braga, em Portugal, onde vai cursar um mestrado na área pelos próximos dois anos.
O projeto do Mueller Ecodesign social foi desenvolvido por 71 arquitetos, designers e paisagistas sob a coordenação dos arquitetos Rose Guazzi e Marcelo Calixto. Foram revitalizados 35 ambientes das três casas que formam o Lar, transformados em espaços mais lúdicos, interativos e aconchegantes para as mais de 30 crianças e adolescentes que moram no local, num total de 585 metros quadrados. A entidade foi escolhida por meio de votação popular. Entre os materiais utilizados estrão produtos como tecido, PVC e garrafas pet. Além disso, o novo banheiro conta com um sistema de controle de eficiência, que mostra a quantidade da água usada.